domingo , 2 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia “Vitória da oposição”, diz deputada sobre fim do carimbo em ovos
Economia

“Vitória da oposição”, diz deputada sobre fim do carimbo em ovos



A líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Caroline De Toni (PL-SC), celebrou a revogação da medida que exigia carimbos com data de validade nas cascas de ovos à granel. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (28) com a publicação da Portaria 1.179/2024 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que anulou a obrigação imposta anteriormente.

Segundo a deputada, a revogação ocorre após uma intensa pressão de parlamentares e produtores rurais. “Além de inviável para muitos produtores, essa regra aumentaria os custos, que acabariam pesando ainda mais no bolso do consumidor. A revogação é uma vitória para todos que denunciaram e se manifestaram contrários: Minoria, oposição, produtores e, principalmente, o povo brasileiro”, afirmou a parlamentar.

A medida vinha sendo alvo de duras críticas por parte do setor produtivo e de parlamentares da oposição, que apontavam o aumento de custos e a inviabilidade técnica para pequenos e médios produtores. A deputada Carol De Ton apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 105/2025, que visava sustar a norma.

Na semana passada, o governo havia anunciado que iria prorrogar o prazo da portaria que obrigava a identificação individual em ovos vendidos a granel. A medida começaria a valer a partir de 4 de março, mas foi ampliado para 4 de setembro deste ano.

Nesta sexta (28), o Ministério da Agricultura decidiu eliminar a exigência para os ovos vendidos à granel, mas manteve as demais regras da portaria que regulamenta os procedimentos em granjas e a uniformização da nomenclatura.

A revogação da exigência foi bem recebida por entidades do setor agropecuário, que argumentavam que a obrigatoriedade de carimbos nas cascas dos ovos seria onerosa e tecnicamente difícil de implementar em larga escala. Para os produtores, a decisão representa um alívio em meio a um cenário de custos elevados e burocracia crescente no setor.

A deputada reforçou ainda o compromisso da Minoria em barrar medidas que considera prejudiciais e em fiscalizar as ações do governo federal. “Esse governo tem sido uma pedra no sapato dos brasileiros que trabalham e produzem. Não permitiremos que absurdos como esse avancem e prejudiquem ainda mais a população”, concluiu.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

China vai dar autorização especial ao Brasil para imporat chips

Fabricantes brasileiros do setor automotivo poderão receber uma autorização especial do governo...

Economia

Brasil deve propor aumento de fluxo comercial em acordo com Trump

O governo Lula discute internamente que propostas pode fazer a Donald Trump...

Economia

Reforma tributária e novas regras de investimentos

O cenário econômico brasileiro se agita com mudanças profundas que podem afetar...

Economia

entenda por que passagens aéreas podem subir

A aprovação da bagagem grátis pela Câmara na terça-feira (28) pode encarecer as viagens aéreas para...