quinta-feira , 30 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Vídeo em 3D simula desastre que matou JK em 1976; assista – 13/02/2025 – Poder
Política

Vídeo em 3D simula desastre que matou JK em 1976; assista – 13/02/2025 – Poder

Um dos principais motivos que fizeram o governo Lula e a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos decidirem voltar a analisar o caso da morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek num acidente na via Dutra em 1976 foi um lado do engenheiro e perito em transportes Sergio Ejzenberg.

Feito a pedido do Ministério Público Federal, o laudo integra um inquérito civil sobre as causas da morte de JK e do motorista Geraldo Ribeiro. A retomada da investigação sobre a morte foi revelada pela Folha.

Orientado por Ejzenberg, o designer especialista em 3D Ricardo Dachtelberg recriou o acidente na Dutra. Os vídeos, incorporados por Ejzenberg ao laudo técnico, integram os autos de inquérito civil, tornado público em 2021.

As animações mostram o desastre a partir de três perspectivas: do Opala, do ônibus e da carreta.

Diferentemente do que concluíram perícias anteriores (e a Comissão Nacional da Verdade), Ejzenberg atesta que não houve choque entre um ônibus da Cometa e o Opala que conduziu JK, o que aumenta o mistério sobre as causas que levaram o carro do presidente a cruzar o canteiro central da Dutra para colidir com uma carreta que vinha em sentido oposto.

Outras investigações também concluíram que não houve batida entre o Opala e o ônibus, e que o carro se desgovernou por alguma ação externa. Foi o caso das Comissões Estaduais da Verdade de São Paulo –amparada por um grupo de trabalho com pesquisadores das universidades USP e Mackenzie– e de Minas Gerais e da Comissão Municipal da Verdade de São Paulo.

Para esses grupos, JK foi, na verdade, vítima de um atentado político. As apurações reuniram indícios de que pode ter havido sabotagem mecânica no Opala ou mesmo um tiro ou envenenamento do motorista.

O inquérito civil conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF) por seis anos, de 2013 a 2019, concluiu ser “impossível afirmar ou descartar” a hipótese de atentado, “vez que não há elementos materiais suficientes para apontar a causa do acidente ou que expliquem a perda do controle do automóvel”.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...