terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Vereadora propõe CPI contra aumento da conta de água em SP – 30/01/2025 – Painel
Política

Vereadora propõe CPI contra aumento da conta de água em SP – 30/01/2025 – Painel

A vereadora Luna Zarattini, nova líder do PT na Câmara Municipal de São Paulo, propôs nesta quinta-feira (30) a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as razões, segundo ela, de um aumento repentino nas contas de água na cidade.

A parlamentar afirma que recebeu “centenas de relatos” de moradores de diferentes regiões da cidade e alega que a privatização da Sabesp “pede um olhar cuidadoso da Casa”, por ter sido feita “de forma acelerada, com pouca concorrência, por um preço questionável e que, ainda, tem trazido prejuízos à população”.

Ela ainda precisa conseguir a assinatura de 19 dos 55 vereadores para protocolar a CPI.

Segundo o requerimento, um dos objetivos da comissão seria examinar o processo de privatização da estatal pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) em julho de 2024, apurando se houve favorecimento irregular à empresa Equatorial, única interessada, ou prejuízo aos cofres públicos.

A vereadora propõe ainda apurar o acordo de pagamento de precatórios (dívidas) por parte da prefeitura de Ricardo Nunes (MDB) à Sabesp, ocorrido dias após a sua privatização, para verificar se o pacto atende ao interesse público ou beneficia apenas os acionistas da companhia.

Além do aumento na conta de água, Zarattini lista problemas no fornecimento divulgados pela imprensa nos últimos meses, como gosto ruim, falta de água, o anúncio de corte da tarifa social a quem não estivesse no CadÚnico —depois revogado pela empresa— e os casos de gastroenterite na Baixada Santista.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...