sábado , 20 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia veja produtos que ainda pagam a taxa nos EUA
Economia

veja produtos que ainda pagam a taxa nos EUA



O governo dos EUA removeu a sobretaxa de 40%, a “Tarifa Moraes”, de 249 produtos agrícolas do Brasil, como café e carnes. Anunciada na última quinta-feira (20), a medida alivia o agro, mas mantém a tarifa para bens industriais, como calçados, e outros itens, como mel e café solúvel.

O que é a “Tarifa Moraes”?

É uma sobretaxa de 40% criada pelos EUA sobre produtos brasileiros. O apelido “Tarifa Moraes” surgiu porque a justificativa americana citou ações do Supremo Tribunal Federal (STF), sob a liderança do ministro Alexandre de Moraes, como uma “ameaça à segurança nacional”. Entre as ações citadas estavam prisões por opiniões, multas a redes sociais e interferência eleitoral.

Quais produtos foram beneficiados com o alívio?

Foram 249 produtos agrícolas. Os principais beneficiados foram café, carnes bovinas, frutas, óleos essenciais, cacau, açaí e madeira. Muitos desses produtos, que chegaram a ter uma taxação total de 50%, voltam a ter tarifa zero para entrar no mercado americano. A medida devolve a competitividade ao agronegócio brasileiro e melhora as margens de lucro dos exportadores.

E quais produtos continuam pagando a taxa?

A “Tarifa Moraes” continua valendo para produtos industrializados importantes, como máquinas, equipamentos e calçados. Itens do agronegócio, como café solúvel, pescados e mel, também seguem na lista. A manutenção da taxa preocupa setores como a indústria de máquinas, que já via queda nas vendas para os EUA, e o de calçados, que afeta a economia de estados produtores.

Por que os EUA mudaram de ideia sobre parte dos produtos?

A decisão reflete pressões internas. Os EUA enfrentam uma alta de 3,1% na inflação de alimentos, e a remoção das tarifas sobre esses produtos ajuda a estabilizar os preços para o consumidor e garantir a oferta. Politicamente, a medida também busca aliviar o custo de vida da população em um momento de perda de popularidade do presidente e atende a importadores e varejistas americanos.

Quais são os próximos passos para o Brasil?

O setor produtivo vê a medida com otimismo, mas o foco agora se volta para a indústria. Entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) reforçam a urgência de negociar a isenção também para bens industrializados, como máquinas e equipamentos, que ainda sofrem com a sobretaxa. O objetivo é normalizar todo o comércio bilateral.

Este conteúdo foi gerado com inteligência artificial. Para acessar a informação na íntegra e se aprofundar sobre o tema consulte a reportagem a seguir.

VEJA TAMBÉM:



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Fux libera contas de beneficiários de programas sociais em bets

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu nesta sexta-feira...

Economia

Versão final do orçamento é aprovada com R$ 50 bi para emendas

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira...

Economia

Véspera de Natal é feriado ou ponto facultativo? E de Ano-Novo?

A aproximação das festas de fim de ano costuma gerar dúvidas entre...

Economia

Carro voador da Embraer faz 1º teste no interior de São Paulo

Um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, popularmente...