sábado , 1 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Trump diz que é ‘possível’ um acordo comercial com a China – 20/02/2025 – Mercado
Últimas

Trump diz que é ‘possível’ um acordo comercial com a China – 20/02/2025 – Mercado


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quarta-feira (19) que é “possível” chegar a um acordo comercial com a China, alvo chave de sua política tarifária, à qual já impôs tarifas adicionais de 10% sobre todos os produtos.

Trump, que falou sobre o assunto com jornalistas a bordo do avião presidencial, também relembrou que em 2020, os EUA haviam alcançado “um grande acordo comercial com a China”.

Entre Washington e Pequim “há um pouco de competição, mas a relação que tenho com o líder Xi [Jinping] é, eu diria, excelente”, acrescentou o mandatário republicano.

Desde seu retorno à Casa Branca em 20 de janeiro, Trump fez das tarifas sua principal ferramenta para reduzir o volumoso déficit comercial americano.

No início de fevereiro, impôs uma tarifa adicional de 10% sobre todos os produtos importados da China. Pequim retaliou com taxas de 15% sobre o carvão e o gás natural liquefeito e de 10% sobre o petróleo e outros bens como maquinário agrícola ou veículos.

A China é o país do mundo com maior superávit comercial com os EUA, de US$ 295,4 bilhões em 2024, de acordo com o Escritório de Análise Econômica, dependente do Departamento de Comércio americano. Segundo dados das alfândegas chinesas, os EUA receberam quase 15% das exportações do gigante asiático em 2024.

Questionado nesta quinta-feira (20) sobre as declarações de Trump, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, tentou minimizar a tensão.

“As guerras comerciais e tarifárias não produzem vencedores e apenas prejudicam os interesses dos povos de todo o mundo”, disse.

“Ambas as partes deveriam resolver suas preocupações respectivas através do diálogo e da consulta, baseados na igualdade e no respeito mútuo”, acrescentou.

Trump também anunciou em fevereiro tarifas de 25% contra o México e o Canadá, seus vizinhos e parceiros comerciais no tratado T-MEC, ao criticar que não faziam o suficiente para deter a migração irregular e o tráfico de fentanil, embora tenha concordado em adiá-las por um mês enquanto negocia com esses governos.

Além disso, planeja impor novas taxas de 25% sobre as importações de aço e alumínio de todos os seus parceiros comerciais, bem como outras “tarifas recíprocas”.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...