terça-feira , 4 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Trump congela meios de comunicação dos EUA no exterior – 15/03/2025 – Mundo
Últimas

Trump congela meios de comunicação dos EUA no exterior – 15/03/2025 – Mundo


O governo de Donald Trump suspendeu neste sábado (15) o pagamento da Voz da América (VOA) e de outras emissoras financiadas pelos Estados Unidos, congelando de forma abrupta meios de comunicação considerados fundamentais para combater supostas desinformações produzidas por Rússia e China.

Centenas de repórteres e outros funcionários da VOA, Radio Free Asia, Radio Free Europe, entre outros veículos, receberam um email informando sobre a proibição de acesso aos escritórios e necessidade de entregar os crachás de imprensa, seus telefones corporativos e outros equipamentos.

Trump, que já desmantelou a agência americana de ajuda internacional e o Departamento de Educação, emitiu na sexta (14) um decreto que inclui a Agência de Mídias Globais dos Estados Unidos entre os “elementos da burocracia federal que o presidente determinou como desnecessários”.

Kari Lake, apoiadora de Trump e ex-apresentadora que foi colocada no comando da Agência de Mídias Globais após perder uma candidatura ao Senado, escreveu que o dinheiro dos subsídios federais “já não reflete as prioridades da agência”, em email enviado aos meios de comunicação que ela supervisiona.

O funcionário de imprensa da Casa Branca, Harrison Fields, adotou tom menos diplomático em uma mensagem na plataforma X ao escrever a palavra adeus em 20 idiomas, um sarcasmo em relação à cobertura multilíngue da VOA.

O diretor da Rádio Free Europe/Radio Liberty, que começou a transmitir no bloco soviético durante a Guerra Fria (1947 – 1991), descreveu o cancelamento do financiamento como um “grande presente para os inimigos dos Estados Unidos”.

Os meios de comunicação financiados pelos EUA se reorientaram desde o fim da Guerra Fria, abandonando grande parte da programação direcionada aos novos países democráticos da Europa central e oriental e focando Rússia e China.

A Radio Free Asia, criada em 1996, considera que sua missão é informar em países sem imprensa livre, caso de China, Mianmar, Coreia do Norte e Vietnã.

Os meios de comunicação possuem uma garantia de independência, apesar do financiamento do governo americano.

A política enfureceu algumas pessoas do entorno de Trump, que com frequência ataca os meios de comunicação e já sugeriu que os veículos financiados pelo governo deveriam promover suas políticas.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...