sexta-feira , 19 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia tarifaço da Venezuela foi causado por “instabilidade”
Economia

tarifaço da Venezuela foi causado por “instabilidade”



Após o susto que produtores do Brasil tomaram na passagem de mercadorias na fronteira com a Venezuela na semana passada, entidades ligadas ao setor produtivo informaram nesta segunda-feira (28) que a situação já está sendo normalizada e que as isenções tarifárias estão sendo retomadas.

Na sexta-feira (25), o regime de Nicolás Maduro surpreendeu o Brasil ao iniciar a cobrança de tarifas sobre importações brasileiras que poderiam variar de 15% a 77%, contrariando um Acordo de Complementação Econômica com a Venezuela de 2014 que autorizou o livre comércio entre os países e envolve quase todos os produtos importados.

“A Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) informa que recebeu, nesta segunda-feira, dia 28 de julho, comunicações extraoficiais de despachantes aduaneiros na Venezuela sinalizando o restabelecimento da normalidade no recebimento dos Certificados de Origem dos produtos brasileiros”, informou a Fier, em nota à imprensa.

“Segundo relatos, a instabilidade apresentada nos últimos dias teria sido ocasionada por problemas na infraestrutura de tecnologia da informação (TI) do sistema da aduana venezuelana”, acrescentou a entidade.

Na sexta-feira, a federação roraimense havia iniciado uma investigação interna sobre o assunto e acionado o Itamaraty sobre a questão.

“A Fier segue monitorando de forma contínua a situação, em articulação com representantes do setor produtivo e autoridades competentes, até que se confirme a total normalização do fluxo comercial entre os países”, acrescentou a Fier.

O presidente da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria de Roraima e coordenador de Negócios Internacionais da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação do governo de Roraima, Eduardo Oestreicher, confirmou ao portal g1 que o tarifaço foi causado por um problema no sistema aduaneiro da Venezuela, que já foi resolvido.

“Conversei mais cedo com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Elena de Uairén, que me passou informação que o sistema de importação da Venezuela foi ajustado. Então, foi uma questão de problema de sistema, e já está operando normalmente, recebendo as cargas, processando o certificado de origem e dando os benefícios tributários em cima do imposto ad valorem [sobre o valor]”, disse Oestreicher.

Os governos da Venezuela e do Brasil ainda não se pronunciaram sobre o assunto nesta segunda-feira.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Versão final do orçamento é aprovada com R$ 50 bi para emendas

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira...

Economia

Véspera de Natal é feriado ou ponto facultativo? E de Ano-Novo?

A aproximação das festas de fim de ano costuma gerar dúvidas entre...

Economia

Carro voador da Embraer faz 1º teste no interior de São Paulo

Um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, popularmente...

Economia

Grevistas devem manter 80% do efetivo dos Correios, manda TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que servidores em greve nos...