segunda-feira , 3 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Starmer anuncia acordo para que Ucrânia compre 5 mil mísseis
Internacional

Starmer anuncia acordo para que Ucrânia compre 5 mil mísseis



O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou neste domingo uma assistência financeira para a Ucrânia comprar mais de 5.000 mísseis de defesa aérea, ao término de uma reunião informal de líderes europeus para discutir a segurança do território ucraniano.

Em entrevista coletiva concedida na Lancaster House, no centro de Londres, Starmer disse que os mísseis, que serão fabricados em Belfast, na Irlanda do Norte, fortalecerão a Ucrânia e garantirão a paz quando ela chegar.

Esse armamento “será vital para proteger a infraestrutura crítica agora e fortalecer a Ucrânia para garantir a paz quando ela chegar, temos que aprender com os erros do passado”, acrescentou Starmer, que enfatizou a importância de todos os países assumirem a responsabilidade.

Starmer enfatizou a importância de manter o fluxo de ajuda militar à Ucrânia enquanto durar a guerra e de continuar a pressão econômica sobre a Rússia.

De acordo com Starmer, qualquer paz duradoura deve garantir a soberania e a segurança da Ucrânia, e a Ucrânia deverá estar presente em qualquer negociação de paz para encerrar o conflito armado, que começou em fevereiro de 2022.

No caso de um acordo de paz, os líderes europeus buscarão impedir qualquer futura invasão russa na Ucrânia.

“Para apoiar a paz em nosso continente e ter sucesso, esse esforço deve ser fortemente apoiado pelos Estados Unidos. Estamos trabalhando com os EUA nesse ponto, após minha reunião com o presidente (Donald) Trump na semana passada, e deixe-me ser claro: concordamos com o presidente sobre a necessidade urgente de uma paz duradoura, agora devemos alcançá-la juntos”, enfatizou.

“Finalmente, concordamos que os líderes se reunirão novamente muito em breve, para manter o ritmo dessas ações e continuar a trabalhar em direção a esse plano compartilhado. Estamos em uma encruzilhada da história. Este não é um momento para mais palavras. É hora de agir. É hora de dar um passo à frente, liderar e se unir em torno de um novo plano para uma paz justa e duradoura”, acrescentou o premiê.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...