segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Tecnologia Sinal digital de parabólicas antigas será desligado; veja como se preparar
Tecnologia

Sinal digital de parabólicas antigas será desligado; veja como se preparar




Globo vai desativar esse sinal no próximo domingo (30). Para continuar assistindo aos programas da emissora, a principal solução é migrar para a nova parabólica. Entenda a relação entre 5G, o sinal de TV e antenas parabólicas em 5 pontos
O sinal de TV que chega de parabólicas antigas, aquela grande e com furinhos, está prestes a ser encerrado pelas emissoras. A Globo vai desativar essa opção no próximo domingo (30).
O limite é dezembro de 2025, mas cada emissora pode decidir parar de usá-lo antes dessa data.
A Globo já desligou o sinal analógico das parabólicas antigas. Agora, fará o mesmo com o sinal digital que chega por meio delas. Se você usa essa antena, a melhor solução é migrar para a nova parabólica.
Se você fizer parte do CadÚnico, cadastro de programas sociais do governo federal, e tiver uma parabólica antiga, é possível pedir a nova antena parabólica de graça até 30 de junho (saiba mais abaixo).
Outras opções são antenas “espinha de peixe” ou internas, que recebem o sinal de TV por meio de uma antena terrestre em sua região, ou o Globoplay, que usa internet.
GUIA DA PARABÓLICA: Quem pode pedir? Como funciona? Tire dúvidas sobre a mudança no sinal
Por que o sinal da antiga parabólica será desligado?
A mudança é necessária por causa da internet móvel 5G, que opera em faixas de frequência (ou bandas) próximas à do sinal da antiga parabólica.
A faixa é como uma “estrada” no ar, por onde os sinais são enviados. Se dois sinais estiverem muito próximos, pode haver interferências, prejudicando a qualidade do serviço.
O desligamento do sinal da antiga parabólica é um processo que vem sendo conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por operadoras, por emissoras radiodifusoras e pela indústria desde 2021.
❓ Qual a diferença para a nova parabólica? A antena antiga é maior e opera na chamada Banda C, próxima à usada pelo 5G. Já a nova parabólica utiliza a chamada Banda Ku, que não tem interferência com a rede de internet.
A parabólica nova pode ser apontada para satélites da Sky ou da Embratel, que têm ampla penetração no território brasileiro e são compatíveis com receptores digitais modernos, permitindo a continuidade dos serviços de forma estável e com melhor desempenho em relação à antiga parabólica.
Como receber a nova parabólica de graça?
É possível pedir a nova parabólica de graça se você atender aos dois requisitos abaixo:
ter uma parabólica antiga/convencional que esteja funcionando;
fazer parte do CadÚnico, que inclui beneficiários de programas sociais do governo federal como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso e Minha Casa, Minha Vida.
O agendamento pode ser feito pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.
O equipamento é instalado gratuitamente pela Siga Antenado, entidade formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo. Elas operam a principal frequência da internet 5G e, por isso, são responsáveis por financiar a troca de antenas.
Em todo o país, cerca de 4,9 milhões de beneficiários do CadÚnico já trocaram as suas antenas de TV. A estimativa da Siga Antenado é que cerca de 600 mil pessoas ainda têm direito à troca gratuita.
Diferença das antenas parabólicas para as digitais (3)
Arte/g1



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tecnologia

Android e iPhone têm recursos contra ligações insistentes e golpes telefônicos; veja como ativar

Ligações de números parecidos: entenda como as chamadas adulteradas são feitas Ligações...

Tecnologia

Mais de 60 países, incluindo o Brasil, assinam tratado da ONU contra cibercrime criticado por ONGs

Mais de 60 países assinaram neste sábado (25), no Vietnã, um tratado...

Tecnologia

Mouse ‘espião’ pode ser usado para gravar conversas, diz pesquisa; saiba mais

Estudo da Universidade da Califórnia descreveu como vibrações emitidas pela fala podem...

Tecnologia

Análise do cocô: novo dispositivo 'lê' suas fezes e pode ajudar na detecção de doenças

Análise do cocô: novo dispositivo ‘lê’ suas fezes e pode ajudar na...