terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Silveira critica preço de gás natural no Brasil e cobra ação da Petrobras
Economia

Silveira critica preço de gás natural no Brasil e cobra ação da Petrobras


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, criticou nesta segunda-feira (16) o preço do gás natural no Brasil. Segundo ele, o valor é “absurdo” e impacta diretamente nos setores industriais. “O preço do gás natural no Brasil é absurdo e prejudica nossa indústria intensiva em energia”, disse Silveira, durante o seminário “Gás para Empregar”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

VEJA TAMBÉM:

Como solução para reduzir o preço, Silveira defendeu o aumento da oferta interna e cobrou uma atitude da Petrobras. “Não há justificativa para isso. É importante que a Petrobras tenha consciência da importância de ampliar a oferta de gás”, afirmou. 

Silveira ainda negou que exista intervenção na companhia e disse que, se houvesse, “não continuaria tão valorizada como está”. 

Em seguida, citou como exemplo para ampliação a mineradora Vale e disse que “briquetização do minério” deveria ser feita no Brasil. “Hoje, o índice é extremamente pequeno: menos de 15% do nosso minério de ferro é briquetizado no Brasil”, declarou. 

De acordo com o ministro, o preço do combustível impacta diretamente nas atividades da Vale. “Vamos exigir da Vale de briquetizar no Brasil com o gás a US$ 14 por milhão de BTU (equivalente a 26,8 metros cúbicos), sendo que ela tem esse mesmo gás a US$ 4 em Omã?”, afirmou.

As declarações de Silveira ocorrem em meio a pressão dos empresários e industriais por uma reforma na estrutura de preços do insumo, considerado um dos principais entraves à retomada da competitividade da indústria nacional.

O ministro ainda afirmou que existem investimentos em andamento para ampliar a oferta de gás natural. Um dos projetos citados por Silveira é o da petroleira norueguesa Equinor, que deve adicionar 18 milhões de metros cúbicos por dia ao sistema nacional. Também mencionou a possibilidade de ampliar a importação de gás da Argentina, da formação de Vaca Muerta.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Câmara aprova urgência para votar aumento do judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o Projeto de Lei...

Economia

Governo desiste de “jabuti” para apresentar medidas contra rombo

Uma semana após o anúncio de que iria reenviar ao Congresso algumas...

Economia

Haddad quer acabar com incentivos para painéis solares

Quem apostou na compra de painéis solares para gerar sua própria energia...

Economia

Gmail tem 183 milhões de senhas expostas; saiba se a sua foi afetada

Um novo megavazamento de dados expôs cerca de 183 milhões de endereços...