terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Senado dos EUA confirma Marco Rubio como secretário de Estado
Internacional

Senado dos EUA confirma Marco Rubio como secretário de Estado



O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira (20), por unanimidade, o senador republicano Marco Rubio como o novo secretário de Estado.

Rubio, de 53 anos, congressista pelo estado da Flórida e filho de imigrantes cubanos, foi o primeiro membro confirmado do gabinete do novo governo de Donald Trump, que foi empossado como presidente horas antes.

Além disso, Rubio tornou-se o primeiro político de origem hispânica a chefiar a diplomacia americana. Ele é conhecido por suas duras críticas ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro do STF Alexandre de Moraes, acusando-os de censura e apoio ao regime de Nicolás Maduro, na Venezuela.

Senador desde 2010, Rubio, que não recebeu um único voto contrário à sua confirmação, conquistou ao longo dos anos o respeito de seus colegas de Congresso, o que facilitou uma rápida confirmação para o cargo, ao contrário de outros indicados muito mais polêmicos para o gabinete.

O líder da bancada do Partido Democrata no Senado, Chuck Schumer, instruiu a votar a favor da confirmação de Rubio porque, “apesar de nossas diferenças”, “é a coisa apropriada a fazer”, lembrando que o Comitê de Relações Exteriores da Casa aprovou por unanimidade sua confirmação horas antes.

Schumer advertiu Trump que o Senado não dará o mesmo apoio ao restante dos indicados pelo presidente para seu novo gabinete.

A senadora democrata Jeanne Shaheen, membro do Comitê de Relações Exteriores, disse que tem uma “relação de trabalho muito boa” com o novo secretário de Estado e que ele demonstrou em sua audiência de confirmação “domínio das questões de política externa”.

Rubio é considerado um falcão linha-dura da política externa e um grande conhecedor de questões internacionais, especialmente da América Latina.

No Senado, ele defendeu políticas mais rígidas sobre China e Irã, e expressou apoio às sanções contra as ditaduras de Venezuela, Cuba e Nicarágua.

Durante sua audiência de confirmação, ele também mostrou disposição de buscar um acordo de cessar-fogo para acabar com a guerra na Ucrânia.

Rubio ganhou popularidade nacional em 2016, quando tentou conquistar a candidatura presidencial pelo Partido Republicano em uma eleição primária que foi vencida por Trump.

Na última campanha eleitoral, Rubio foi cogitado como possível candidato a vice-presidente na chapa de Trump antes de ele escolher J.D. Vance. Após a eleição, Trump optou por nomeá-lo secretário de Estado, o que foi interpretado como um sinal à população latina, que votou no republicano em números recordes.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...