terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia se ele cobrar 50 de nós, vamos cobrar 50 deles
Economia

se ele cobrar 50 de nós, vamos cobrar 50 deles



Em entrevista concedida nesta quinta-feira (10) à Record, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o tarifaço anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, contra o Brasil. Em tom de enfrentamento, o petista declarou que “se ele cobrar 50[%] de nós, vamos cobrar 50[%] deles”, comentando sobre a guerra comercial.

Lula afirmou que a relação entre Brasil e Estados Unidos segue amistosa há 201 anos. Disse ainda que o Brasil é uma nação pacífica, que “não entra em conflito com outros países”. No entanto, adotou um tom crítico ao comentar a postura de Trump.

Segundo ele, “se o que o Trump fez no Capitólio ele tivesse feito aqui no Brasil, ele estaria sendo processado como o Bolsonaro e arriscado a ser preso”. A fala faz referência à invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Na ocasião, apoiadores de Trump protestaram contra o resultado das eleições americanas, que consideravam fraudadas.

Lula também rebateu críticas sobre violações de direitos humanos praticadas por autoridades brasileiras, especialmente no STF. Ele afirmou que o Brasil é soberano e que “quem quiser fazer negócio no Brasil deve respeitar as leis brasileiras”.

De acordo com o petista, “os EUA devem respeitar a soberania e a justiça brasileira, assim como eu respeito a justiça americana”. A fala surge como resposta a denúncias feitas por congressistas republicanos sobre censura a cidadãos brasileiros, inclusive no exterior.

Lula também negou interferência no Judiciário. Disse que o STF atua de forma independente e que seu governo respeita essa autonomia.

Ao tratar da balança comercial entre os dois países, Lula afirmou que os EUA saem mais beneficiados do que o Brasil. Para ele, Trump utiliza medidas protecionistas não apenas contra o Brasil, mas contra o mundo inteiro.

O petista ainda atribuiu a culpa pelo tarifaço ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Segundo Lula, foi a influência do deputado licenciado sobre Donald Trump que convenceu o presidente americano a taxar o Brasil.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Câmara aprova urgência para votar aumento do judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o Projeto de Lei...

Economia

Governo desiste de “jabuti” para apresentar medidas contra rombo

Uma semana após o anúncio de que iria reenviar ao Congresso algumas...

Economia

Haddad quer acabar com incentivos para painéis solares

Quem apostou na compra de painéis solares para gerar sua própria energia...

Economia

Gmail tem 183 milhões de senhas expostas; saiba se a sua foi afetada

Um novo megavazamento de dados expôs cerca de 183 milhões de endereços...