Os dois candidatos que protagonizam um racha na principal corrente do PT, a Construindo um Novo Brasil, farão lançamentos simultâneos de suas campanhas no próximo dia 13 de maio. A data foi escolhida pelo simbolismo do 13, número do partido.
Ex-prefeito de Araraquara e visto como candidato “oficial” da tendência, Edinho Silva registrará sua candidatura na sede do PT, em Brasília. Haverá um ato com ministros, deputados e apoiadores no auditório do local, com capacidade para cerca de 150 pessoas.
Já o prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, que abriu uma dissidência na corrente, fará um evento no Circo Voador, no Rio de Janeiro, tradicional casa de shows na cidade.
“Duvido que Edinho consiga colocar 10% de militância que eu vou pôr no Circo Voador, em São Paulo ou qualquer cidade do país”, afirma Quaquá.
Edinho e Quaquá prometem manter suas candidaturas, mas nos bastidores há um esforço para um acordo.
“Quaquá é um grande gestor público, é um quadro da política, constrói esse partido conosco e está sempre aberto ao diálogo”, diz o deputado federal Carlos Veras (PE), um dos coordenadores da corrente e apoiador de Edinho.
Segundo ele, é importante evitar um racha no grupo, que controla o partido há 20 anos. “Estamos conversando para ter uma candidatura única”, afirma. A eleição no PT, marcada para 6 de julho, será pelo voto direto dos militantes.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário