sábado , 20 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Relator de ação que revoga decisão sobre IOF pode mudar no STF
Economia

Relator de ação que revoga decisão sobre IOF pode mudar no STF



O Supremo Tribunal Federal deve enfrentar um novo capítulo na discussão sobre a revogação do aumento do IOF pelo Congresso. O ministro Gilmar Mendes, sorteado para relatar a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que contesta a decisão, sugeriu transferir o processo ao ministro Alexandre de Moraes. O pedido foi encaminhado ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

Segundo Mendes, o objetivo é evitar decisões contraditórias sobre o mesmo tema. Moraes já atua como relator de uma ADI que, desde 4 de junho, discute a suspensão de dois decretos legislativos (12.466 e 12.467) relacionados ao aumento do IOF. Para Gilmar, existe “coincidência parcial de objetos” entre as ações e, mesmo sem sobreposição total, o risco de sentenças conflitantes é real e deve ser evitado.

O PSOL protocolou na sexta-feira (27) uma ação questionando a aprovação do decreto legislativo 176/2025, que revogou o aumento das alíquotas do IOF. No mesmo dia, o sorteio da relatoria no Supremo recaiu sobre Mendes, embora o partido tenha solicitado que a ação ficasse com Alexandre de Moraes.

VEJA TAMBÉM:

O pano de fundo dessa disputa judicial é a recente derrota do governo Lula no Congresso Nacional. A revogação do aumento do IOF ocorreu na quarta-feira (25), tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

A votação na Câmara foi considerada a pior derrota de Lula em seu terceiro mandato, e um revés significativo para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os primeiros ajustes nas alíquotas do IOF foram anunciados em maio, mas o governo não conseguiu um acordo com o Congresso por mais de um mês.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Agro vai depender do STF para lei de licenciamento ambiental

Depois de uma batalha de 21 anos no Congresso, o agronegócio vai...

Economia

Fux libera contas de beneficiários de programas sociais em bets

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu nesta sexta-feira...

Economia

Versão final do orçamento é aprovada com R$ 50 bi para emendas

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira...

Economia

Véspera de Natal é feriado ou ponto facultativo? E de Ano-Novo?

A aproximação das festas de fim de ano costuma gerar dúvidas entre...