quarta-feira , 29 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política PSOL atualizará programa de governo após 20 anos – 29/01/2025 – Painel
Política

PSOL atualizará programa de governo após 20 anos – 29/01/2025 – Painel

Prestes a completar 20 anos, o PSOL fará pela primeira vez uma revisão de seu programa partidário.

Uma reunião do diretório nacional nos dias 15 e 16 de fevereiro dará início ao processo, nomeando uma comissão que organizará a nova versão do documento, que foi divulgado em 2005 e nunca atualizado. O objetivo é finalizá-lo em setembro.

Haverá seminários nacionais e nos estados, além de um canal digital para receber sugestões de filiados.

“Queremos que seja um programa que responda às novas demandas da esquerda no século 21”, diz a presidente do partido, Paula Coradi.

Em 2005, quando o partido foi fundado por dissidentes do PT, temas como a agenda ambiental, questões identitárias e empreendedorismo não tinham o peso de hoje. “O partido precisa incorporar esses assuntos em seu programa”, diz Coradi.

Além disso, a direita não tinha a força atual e não se discutia, por razões óbvias, assuntos como regulação de redes sociais e inteligência artificial.

“O mundo mudou profundamente nas relações econômicas, sociais e políticas desde quando o PSOL foi fundado, sobretudo após a crise financeira de 2008”, diz a dirigente.

O programa atual cita temas que não estão mais na agenda do dia, como a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), projeto que tinha resistência na esquerda e foi abandonado, e a reforma da Previdência, que já foi aprovada no Congresso.

Coradi diz que a decisão de reformular o programa partidário não foi motivada pela eleição do ano passado, quando o PSOL teve derrotas em São Paulo e Belém e não conseguiu eleger nenhum prefeito. Já havia essa previsão desde a mudança no comando do partido, em outubro de 2023.

Muitos dirigentes avaliam, no entanto, que o partido ficou exposto a ataques de seus adversários, sobretudo com a pecha de radical.

Não há, segundo a presidente do partido, nenhuma intenção de atenuar o caráter socialista e de esquerda do PSOL ou fazer algum tipo de guinada ao centro. “Queremos que seja um partido que responda aos novos desafios. E sabendo que teremos muito mais perguntas do que respostas”, afirma.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...