quinta-feira , 30 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Produtores de quadrinhos combatem imitação por IA – 23/03/2025 – Mercado
Últimas

Produtores de quadrinhos combatem imitação por IA – 23/03/2025 – Mercado


Os criadores de heróis de quadrinhos, de Dennis, o Pimentinha, a Juiz Dredd, estão se unindo para enfrentar seu maior inimigo até agora —a imitação via inteligência artificial.

Uma associação comercial recém-formada, a Comic Book UK, está reunindo empresas como DC Thomson, Rebellion Entertainment, The Phoenix Comic, Avery Hill Publishing e Fable. O objetivo dela é fazer um lobby para que o governo e os investidores reconheçam que os quadrinhos do Reino Unido são uma importante indústria de exportação e donos de uma valiosa propriedade intelectual.

Uma das questões mais imediatas será garantir o futuro da indústria, já que o governo do Reino Unido considera propostas para relaxar as leis de direitos autorais para treinar modelos de IA.

O governo do Reino Unido está consultando planos para permitir que empresas de IA treinem seus modelos para fins comerciais em uma variedade de conteúdos no Reino Unido —de quadrinhos a música, filmes e jornais— a menos que as empresas busquem uma exclusão específica. As propostas geraram semanas de protestos de artistas, músicos, cineastas e grupos de mídia.

A Comic Book UK afirma que a indústria produz centenas de milhares de páginas de conteúdo de quadrinhos todos os anos e possui extensos arquivos de conteúdo histórico.

Editores britânicos estão por trás de alguns dos personagens de quadrinhos mais reconhecíveis em títulos “apreciados por centenas de milhares de leitores todas as semanas e romances gráficos lidos por milhões a mais a cada ano”, diz. Esses personagens são frequentemente usados em filmes, programas de TV e videogames.

O conteúdo de quadrinhos é particularmente valioso para o treinamento de IA generativa porque é altamente visual e orientado por narrativas, argumenta.

O grupo alerta que as propostas de isenção não são viáveis na prática e não fornecerão aos detentores de direitos o controle apropriado e os meios para buscar remuneração pelo uso de seu conteúdo e propriedade intelectual no treinamento de IA.

Isso inibirá o crescimento da indústria de quadrinhos, afirma a associação.

Mark Fuller, diretor executivo da Comic Book UK, disse: “Os quadrinhos são uma das joias da coroa das indústrias criativas do Reino Unido e há um enorme potencial inexplorado para um crescimento adicional.”

Fuller também quer que a indústria de quadrinhos desempenhe um papel fundamental na próxima estratégia industrial de 10 anos do Reino Unido. O ministro das indústrias criativas, Sir Chris Bryant, disse: “Com uma história ousada desde Punch até 2000AD, os quadrinhos e cartuns britânicos entretêm milhões globalmente como parte do nosso setor editorial de 11 bilhões de libras (R$ 81 bilhões) ganhando com razão seu lugar e influência inegável entre o melhor das indústrias criativas do Reino Unido.”



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...