Após site especializado em camisas esportivas Footy Headlines anunciar que a seleção brasileira trocará no próximo ano o azul da segunda camisa pelo vermelho, usuários na internet fazem memes e avaliam que a mudança é uma tentativa de lucrar com quem se identifica com a esquerda no espectro político.
Essa associação surge porque, em 2026, além de ser o ano da Copa do Mundo, que será disputada nos Estados Unidos, no Canadá e no México, acontecerão as eleições presidenciais no Brasil. Em resposta à Folha, a Nike diz que não comenta rumores ou especulações. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) disse não confirmar a informação.
Com as especulações, surgiram memes que criticam e apoiam essa nova cor do uniforme do Brasil. Nas redes sociais, imagem gerada por inteligência artificial coloca Karl Marx, Neymar e Josef Stálin no mesmo time.
A camisa amarela da seleção brasileira se tornou a vestimenta característica em manifestações voltadas à direita nos últimos anos, especialmente entre apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). Por essa razão, pessoas à esquerda passaram a procurar alternativas para não serem vinculadas ao espectro oposto.
Durante a Copa do Mundo de 2018, outra versão do uniforme em vermelho com um martelo e uma foice no lugar da insígnia da Nike já havia viralizado nas redes sociais. A designer mineira Luísa dos Anjos Cardoso, responsável pela criação, recebeu 5 mil mensagens de interessados no modelo. Apesar disso, recebeu uma notificação extrajudicial da CBF proibindo o uso dos logotipos oficiais.
Veja repercussão das redes sociais à possível nova cor do uniforme da seleção brasileira.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário