quinta-feira , 18 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Turismo Por que não é mais obrigatório tirar os sapatos em controles de segurança de voo internos nos EUA?
Turismo

Por que não é mais obrigatório tirar os sapatos em controles de segurança de voo internos nos EUA?




Tradicionalmente, passageiros precisavam tirar os calçados e atravessar descalços os detectores de metais. A expectativa do governo é que a mudança ajude a reduzir o tempo de espera nos aeroportos. Passageiros que viajarem dentro dos EUA não precisarão mais tirar os sapatos ao passar pelo controle de segurança nos aeroportos
Mingson Lau/AP
Passageiros que viajarem dentro dos Estados Unidos não precisarão mais tirar os sapatos ao passar pelo controle de segurança nos aeroportos.
A mudança foi anunciada nesta terça-feira (8) pelo Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) e vale apenas para voos domésticos — ou seja, não se aplica a quem embarca do Brasil ou de outros países.
Tradicionalmente, passageiros eram obrigados a retirar os calçados, colocá-los em caixas plásticas e atravessar os detectores de metais descalços, como parte do protocolo da Agência de Segurança no Transporte (TSA).
Segundo o DHS, a dispensa da medida foi possível graças ao uso de tecnologias mais avançadas e a uma abordagem de segurança em várias camadas, que permite identificar ameaças sem a necessidade de remoção dos sapatos.
O governo dos EUA também espera que a novidade reduza o tempo de espera nos aeroportos.
“Esperamos que essa mudança reduza drasticamente o tempo de espera dos passageiros em nossos pontos de controle da TSA, resultando em uma experiência mais agradável e eficiente”, afirmou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.
Outros procedimentos tradicionais de segurança continuam valendo, como a verificação de identidade, e as demais etapas da triagem da TSA.
Medida começou após ataque com explosivos escondidos em sapato
A obrigatoriedade de retirar os sapatos foi implementada nos EUA pela TSA em 2006, após o caso de Richard Reid, conhecido como o “homem-bomba do sapato”, segundo o site oficial do órgão.
Em dezembro de 2001, Reid tentou explodir um voo da American Airlines de Paris para Miami com explosivos escondidos no calçado. Ele não conseguiu detonar a carga, e o avião pousou em segurança em Boston após a intervenção de passageiros, segundo a CBS News.
Depois do episódio, a TSA passou a pedir que passageiros removessem os sapatos voluntariamente — prática que se tornou obrigatória anos depois.
Veja mais:
Brasil tem apenas um aeroporto entre os 10 melhores do mundo; veja ranking
Turista que tentava fazer meme tropeça e rasga quadro de 300 anos em museu de Florença
União Europeia quer acabar com cobrança por bagagem de mão
Histórias de mulheres negras viajantes que carregam o legado de Juliana Marins



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Turismo

Novas regras de check-in e check-out entram em vigor nesta segunda; entenda

“São regras básicas de higiene, agora detalhadas em uma portaria específica. Os...

Turismo

Governo espanhol multa Airbnb em 64 milhões de euros por anúncios ilegais de residências turísticas

Logo do aplicativo Airbnb é exibido na tela de iPad em Washington,...