terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia PL vai ao STF contra o governo para derrubar aumento do IOF
Economia

PL vai ao STF contra o governo para derrubar aumento do IOF


O PL entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta (4) pedindo a suspensão imediata do decreto do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que elevou as alíquotas de determinadas operações sujeitas ao IOF, o que abriu uma grande crise entre o Executivo e o Legislativo.

A legenda alega que a medida configura “tributação por decreto” e representa um risco à segurança jurídica e à estabilidade econômica do país. O PL argumenta que o ato extrapola os limites constitucionais ao impor aumento de carga tributária sem respaldo legal adequado.

“Esse imposto regulatório é utilizado de forma inconstitucional como um imposto arrecadatório para suprir as receitas imaginárias que o governo havia alocado no orçamento por ocasião da apresentação da peça orçamentária”, disparou o senador Rogério Marinho (PL-RN), líder do partido no Senado.

VEJA TAMBÉM:

Para o PL, o decreto não apenas viola os princípios da legalidade, razoabilidade e proporcionalidade, como também “transforma o IOF de instrumento regulatório em mecanismo de arrecadação fiscal”.

O partido alega que o aumento do IOF por decreto compromete a previsibilidade do ambiente econômico, afeta diretamente o custo do crédito e o funcionamento da atividade econômica no Brasil, encarece operações financeiras e onera consumidores e investidores.

“Estão apresentado para nós um imposto inconstitucional que não permitiu que as empresas se preparassem, que não permitiu a noventena, a anterioridade e a anualidade da cobrança desse imposto”, ressaltou o senador.

O PL também questiona a ausência de critérios técnicos e fundamentos objetivos que justifiquem as alterações nas alíquotas do imposto. Além disso, o partido sustenta que o decreto “usurpa” a competência do Poder Legislativo, que, conforme determina a Constituição, é o responsável por deliberar sobre o sistema tributário e suas alterações.

A medida gerou reações no Congresso Nacional e, há duas semanas, parlamentares da oposição se articulam para derrubar o decreto por meio de projeto legislativo. A iniciativa também encontrou resistência entre líderes da base aliada.

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vêm dialogando com o Executivo para buscar uma saída política que evite a judicialização do tema.

O governo federal apresentou propostas alternativas ao aumento do IOF, mas até agora nenhuma foi formalizada. Uma nova rodada de negociações está prevista para o próximo domingo (8), quando Motta, Alcolumbre, o ministro da Fernando Haddad (Fazenda) e líderes partidários devem se reunir para tentar consolidar um acordo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Câmara aprova urgência para votar aumento do judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o Projeto de Lei...

Economia

Governo desiste de “jabuti” para apresentar medidas contra rombo

Uma semana após o anúncio de que iria reenviar ao Congresso algumas...

Economia

Haddad quer acabar com incentivos para painéis solares

Quem apostou na compra de painéis solares para gerar sua própria energia...

Economia

Gmail tem 183 milhões de senhas expostas; saiba se a sua foi afetada

Um novo megavazamento de dados expôs cerca de 183 milhões de endereços...