terça-feira , 4 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Tecnologia Nvidia anuncia investimento de meio trilhão de dólares em IA nos EUA nos próximos 4 anos
Tecnologia

Nvidia anuncia investimento de meio trilhão de dólares em IA nos EUA nos próximos 4 anos




Medida acontece em meio a esforços de Trump para estimular a fabricação nacional de tecnologia e pouco depois do presidente anunciar a isenção das ‘tarifas recíprocas’ para eletrônicos. Logo da Nvidia
REUTERS/Mike Blake
A Nvidia, fabricante de super chips de inteligência artificial, anunciou plano de investir até US$500 bilhões em servidores de IA nos Estados Unidos nos próximos quatro anos.
O comunicado foi feito nesta segunda-feira (14), poucos depois Trump determinar que eletrônicos, como chips e smartphones, não seriam impactados pelas ‘tariças recíprocas’ anunciadas por ele há cerca de duas semanas.
O anúncio de novas tarifas de importação foi um esforço de Trump para estimular a fabricação nacional de produtos, como os eletrônicos (veja mais abaixo). Hoje, a maior parte dos processadores da Nvidia, por exemplo, é fabricada em Taiwan.
Segundo a empresa, o novo investimento nos EUA inclui a produção de super chips (Blackwell AI), em uma fábrica da TSMC em Phoenix, no estado do Arizona, e a construção de unidades de supercomputadores no Texas pelas empresas Foxconn e Wistron.
As novas instalações devem entrar em operação entre 12 e 15 meses.
A companhia afirmou que a produção de chips de IA e supercomputadores nos EUA vai gerar centenas de milhares de empregos nas próximas décadas.
Tarifas e produção nos EUA
Com a medida, a Nvidia se junta a outras gigantes da tecnologia que têm anunciado a realocação da produção para os EUA, em meio ao risco de tarifas mais altas.
Com maiores tarifas de importação, os produtos fabricados na Ásia e vendidos nos EUA, por exemplo, ficariam mais caros, segundo especialistas.
“É improvável que a Nvidia tivesse transferido qualquer produção para os EUA se não fosse pela pressão do governo Trump”, disse Gil Luria, analista da DA Davidson.
Para ele, o valor prometido pode ser exagerado: “O número de meio trilhão é provavelmente uma hipérbole, da mesma forma que a Apple fez uma promessa de meio trilhão.”
Em fevereiro, a Apple, que realiza a montagem da maioria de seus iPhones na China, prometeu investir US$500 bilhões nos EUA nos próximos quatro anos, incluindo para a construção de uma fábrica no Texas para servidores de IA.
Apple usou 6 aviões para levar 1,5 milhão de iPhones aos EUA e escapar de tarifaço, diz agência
Trump quer iPhone feito nos EUA, mas aparelho custaria 3 vezes mais, diz analista
Durante uma reunião na Casa Branca, Trump comentou o anúncio da empresa. “A razão pela qual eles fizeram isso é a eleição de 5 de novembro e uma coisa chamada tarifas”, disse.
O presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, disse em março que a empresa enxergava pouco impacto no curto prazo das tarifas mais elevadas dos EUA, mas que moveria a produção para o país no longo prazo, sem especificar um cronograma.
Veja mais:
Trump quer iPhone feito nos EUA, mas aparelho custaria 3 vezes mais, diz analista



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tecnologia

AirPods Pro 3 e Galaxy Buds3 Pro permitem tradução em tempo real, mas tem uma 'pegadinha'; g1 testou

Fones que ‘traduzem’ vários idiomas: g1 testa AirPods Pro 3 e Galaxy...

Tecnologia

Criminosos ampliam o uso da inteligência artificial nas fraudes

Polícia Civil do RS prende quatro suspeitos de aplicar fraudes milionárias com...

Tecnologia

OpenAI contará com infraestrutura da Amazon na corrida pela IA

Veja os vídeos que estão em alta no g1 A OpenAI, dona...

Tecnologia

Plataformas piratas de streaming deixam de funcionar no Brasil após decisão da Argentina, diz Anatel

Mensagem de erro em aplicativos de streaming piratas foram publicadas nas redes...