O prefeito Ricardo Nunes (MDB) virou alvo da oposição por aparecer em um vídeo cantando sobre jogar “gás [de pimenta] na cara de vagabundo” com agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana).
Ele bate palmas e canta trechos da canção. O episódio ocorreu durante cerimônia de formatura 500 novos agentes da força municipal no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo, na terça (21). As imagens começaram a circular nas redes sociais nesta quinta (23).
Procurada, a prefeitura não se manifestou.
O novo secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, também estava presente. Na ocasião, o chefe da pasta fez um discurso em que defendeu que guardas-civis metropolitanos matem criminosos quando estiverem em situações de confronto.
“Tenham a clareza que, se num confronto com um criminoso, que chore a mãe do criminoso e nenhum parente de vocês”, disse o secretário. “Não fiquem acima da lei, mas não se sintam intimidados e abaixo dela”, complementou.
O vice-prefeito, coronel Ricardo Mello Araújo, —que já comandou a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), tropa de elite da PM conhecida pelos altos índices de letalidade— também discursou e recomendou aos guardas que “sejam temidos pelos criminosos”.
A vereadora Luna Zarattini (PT), líder da bancada do partido na Câmara Municipal de São Paulo, publicou o vídeo de Nunes , criticando a postura do prefeito. “Enquanto isso, enfrentamos uma escalada de violência policial e violações de direitos humanos. É assim que ele governa São Paulo? Com desprezo pelas vidas e pela democracia?”, escreveu.
com IVAN FINOTTI (Interino), KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
    LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
  
 
                                                                                                                                                 
                                                                                                     
				             
				             
				             
				             
                             
                                         
				             
				             
				             
				            
 
 
			         
 
			         
 
			         
 
			        
Deixe um comentário