quinta-feira , 6 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Número 2 da Abin pede exoneração do cargo – 10/03/2025 – Brasília Hoje
Política

Número 2 da Abin pede exoneração do cargo – 10/03/2025 – Brasília Hoje

O diretor-adjunto da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Marco Cepik, pediu exoneração do cargo. De acordo com nota da agência, desta segunda-feira (10), a saída foi por motivos pessoais.

Cepik, que é professor titular do Instituto de Relações Internacionais da UnB (Universidade de Brasília), pretende dar continuidade a projetos acadêmicos, ainda segundo o órgão.

A agência afirmou que Cepik se colocou à disposição para continuar contribuindo como professor universitário e pesquisador. O atual secretário de Planejamento e Gestão, Rodrigo de Aquino, será o novo ocupante da função. A transição ocorrerá durante todo o mês de março.

Marco Cepik atuou como diretor da escola de inteligência do órgão, entre 2023 e 2024 e, desde então, exercia o cargo de diretor-adjunto.

Ele assumiu o lugar de Alessandro Moretti, demitido em janeiro de 2024 pelo presidente Lula (PT) após ele ter sido citado pela Polícia Federal em operação sobre o suposto uso da Abin para um esquema de arapongagem no governo Jair Bolsonaro (PL).

O principal elemento para essa afirmação foi uma reunião com representantes de servidores da Abin, em que Moretti teria dito que a investigação sobre a agência tinha “fundo político” e iria passar.

Considerado um dos principais pesquisadores da área de inteligência governamental, Cepik disse, em entrevista à Folha em 2023, que Lula havia estipulado, como prioridades da agência, a proteção do Estado democrático de Direito, a questão dos impactos das mudanças climáticas e as ameaças cibernéticas.

Autor de mais de uma dezena de livros, o professor universitário apontou o 8 de janeiro como exemplo da importância de se ter uma “atividade de inteligência que seja capaz de entender e antecipar as vulnerabilidades e os riscos” de eventos, como os ataques golpistas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

Já o oficial de Inteligência Rodrigo de Aquino ocupa a função de secretário de Planejamento e Gestão desde novembro de 2023. Anteriormente, ele desempenhou funções técnicas e de direção e assessoramento em unidades da Abin, como da de diretor dos Departamentos de Contraterrorismo e Ilícitos Transnacionais e de Inteligência Estratégica.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...