sábado , 1 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Esportes MPF investiga omissão da CBF no caso de racismo na Copa Libertadores
Esportes

MPF investiga omissão da CBF no caso de racismo na Copa Libertadores




O Ministério Público Federal investiga possível omissão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no caso de racismo sofrido pelo jogador do Palmeiras Luighi Souza, de 18 anos. A agressão aconteceu na partida contra o Cerro Porteño pela Copa Libertadores Sub-20, em 6 de março. Torcedores paraguaios imitaram macacos e cuspiram na direção de atletas palmeirenses. 

O inquérito civil apura uma suposta negligência na defesa do jogador, em ações que não teriam sido tomadas pela CBF, como:  pedir acesso à súmula, questionar a interrupção da partida e não contestar a multa de US$ 50 mil dólares, considerada pequena, aplicada contra o time paraguaio. 

Além disso, o MPF quer explicações da CBF sobre as declarações do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Na segunda-feira (17/3), ele usou uma analogia com macaco ao falar sobre clubes brasileiros fora da Libertadores, que seria como ‘Tarzan sem Chita’.

O telejornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, da EBC, mostrou o vídeo com a declaração. A apresentadora Luciana Barreto reforçou a importância de as confederações e clubes de futebol implementarem políticas antirracistas.

Mas, após o comentário, a jornalista foi alvo de ofensas nas redes sociais. 

“Muitos desses comentários estão em espanhol. O que significa que tem muita gente se ancorando na possibilidade de estar fora do país e cometer crime de racismo. Agora, tem muitos brasileiros também cometendo crime contra mim. Eu queria dizer que vou, claro, denunciar. Já estamos tomando as providências legais. E o mais importante: ninguém vai me silenciar, não. A gente vai denunciar o racismo até o fim. Porque lugar de racista é na cadeia.”

Em nota, a Empresa Brasil de Comunicação repudiou as agressões racistas sofridas pela jornalista e anunciou que vai tomar as medidas judiciais cabíveis.

Já a CBF tem dez dias para responder os questionamentos do Ministério Público Federal. 

Sobre o tema, o MPF marcou uma reunião, no dia 28 de março, com o ministro dos Esportes, o presidente da CBF e representantes da entidade JusRacial, autora da representação.
 



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Esportes

Roland Garros: próximo rival, francês elogia João Fonseca – 27/05/2025 – Esporte

Pierre-Hugues Herbert, 34, o tenista da casa que vai enfrentar João Fonseca...

Esportes

Conselho vota pró-impeachment, e Augusto Melo é afastado do Corinthians

SÃO PAULO,SP/FOLHAPRESS) – O Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votou hoje a...

Esportes

João Fonseca atropela polonês na estreia em Roland Garros – 27/05/2025 – Esporte

Implacável, João Fonseca atropelou o polonês Hubert Hurkacz, número 31 do mundo,...

Esportes

Djokovic mantém escrita e vence na estreia em Roland Garros

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – De um lado, o maior campeão de...