sexta-feira , 31 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Motta tem obrigação de pautar anistia, diz deputado do PL – 03/02/2025 – Painel
Política

Motta tem obrigação de pautar anistia, diz deputado do PL – 03/02/2025 – Painel

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem a obrigação de pautar o projeto de anistia aos presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro, afirma o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM).

Em entrevista a veículos de imprensa da Paraíba no domingo (2), Motta afirmou que o tema seria “com certeza” levado a discussão para os líderes da Câmara e que seria tratado com imparcialidade.

“A obrigação dele é pautar. Ele não tem a obrigação de comprar essa briga, de aprovar”, diz Alberto Neto. “Mas que ele paute para a gente fazer a articulação necessária para conseguir aprovar”, complementa o deputado, que argumenta que o projeto é importante para a oposição.

Alberto Neto avalia que, caso o projeto seja pautado, haveria votos para aprová-lo, por se tratar de um Congresso de centro-direita. Segundo ele, um dos motivos para isso é que o STF (Supremo Tribunal Federal) “perdeu a mão” nas condenações.

O deputado cita como exemplo penas de 15 anos para presos pelos atos golpistas, enquanto “o traficante pego com fuzil paga uma fiança e responde em liberdade.” Para ele, há uma desproporcionalidade.

O deputado defende ainda que as pessoas que participaram da depredação da prédios públicos no 8 de janeiro de 2023 não tinham ferramentas para dar um golpe, pois não possuíam apoio das Forças Armadas. “O Lula estava no poder e tinha as Forças Armadas e a Polícia para impedir”, afirma. “Politizaram a ocorrência de forma tão forte que as penas foram desproporcionais.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...