sexta-feira , 31 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Morre José Rubens Siqueira, diretor e tradutor, aos 79 – 17/02/2025 – Ilustrada
Últimas

Morre José Rubens Siqueira, diretor e tradutor, aos 79 – 17/02/2025 – Ilustrada


José Rubens Siqueira, artista que trabalhou com o teatro, o cinema e a literatura, morreu aos 79 anos. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (17), no seu Instagram. Ele tratava um câncer.

Siqueira traduziu mais de 200 títulos ao longo de quatro décadas, incluindo vencedores do Nobel de literatura –como J. M. Coetzee, Isaac Bashevis Singer e Toni Morrison– além de Salman Rushdie, William Shakespeare, entre outros. Publicou “Viver de Teatro”, biografia de Flávio Rangel, e o infantojuvenil “Tronodocrono”, com Gabriela Rabelo.

Nas artes cênicas participou de célebres encenações, como “Decifra-me ou Devoro-te”, escrita em parceria com Renato Borghi, em 1989. Adaptou clássicos como “A Tesmpestade”, de Shakespeare e “Os Lusíadas”, de Luís de Camões”. Fez também a dramaturgia do monólogo “Dona da Casa”, baseado na obra de Adélia Prado.

Ele fazia parte do elenco da montagem de “O Jardim das Cerejeiras”, da Companhia da Memória, em cartaz no Sesc Consolação.

Também adaptou obras de Antonin Artaud, Federico García Lorca, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e João Guimarães Rosa. Escreveu títulos para crianças, como “Tronodocrono” e “Sherazade”.

Nascido em Sorocaba, no interior de São Paulo, em 1945, sua carreira começou com o curta “Opus 1”, de 1965, e com uma adaptação de “O Processo”, de Franz Kafka, encenada no Núcleo 2 do Teatro Arena, em 1962.

No cinema, dirigiu “Amor e Medo”, filme de 1974, exibido no Festival de Berlim, com José Wilker, Irene Stefânia. Em 1975 foi lançada sua animação “A Estrela Dalva e Hamlet”.

Figura proeminente do teatro experimental, Siqueira assinou trabalhos pioneiros como “Clara Crocodilo” e “Artaud, o Espírito do Teatro”. Muitas vezes acumulava funções nas encenações das quais participava – em “Irmãs Siamesas”, de 1987, e “A Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada”, de 1999, era autor, cenógrafo e figurinista.

Siqueira também foi professor –passou a lecionar na escola de Artes do Corpo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC, em 2000.

O velório de José Rubens Siqueira ocorre nesta segunda-feira, 17, a partir das 14h no Funeral Home, no bairro Bela Vista, no centro de São Paulo. A cremação será realizada no Crematório Vila Alpina.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...