Mônica Salmaso canta em “Carnavalzinho”, do álbum “Alma Lírica Brasileira”, que a sua forma de festejar a folia é bem pequenininha, “só um banquinho e violão”. “E, geralmente, quando pensam em mim musicalmente, é sempre uma coisa mais intimista”, diz ela à coluna.
Mas, completa a cantora, vez ou outra “acontecem coisas que quebram um pouco esse paradigma” e que podem ser desafiadoras e felizes. Foi desse jeito que ela encarou e “topou na hora” o convite para comandar um grande baile de Carnaval na Casa de Francisca, em São Paulo.
Idealizado por Rubens Amatto, a ideia é celebrar no palacete os antigos bailes de salão. “É uma oportunidade diferente para mim e muito boa. Estou animada”, diz ela.
Mônica será acompanhada pela Freedom Big Band, comandada pelo músico e arranjador Paulo Serau. No repertório, marchinhas, sambas clássicos e frevos, como “Noite dos Mascarados”, o “Pierrô Apaixonado”, “Frevo de Orfeu”, “Camisa Amarela” e outros.
Para a cantora, participar dessa proposta é uma forma de revisitar esse Brasil do Cassino da Urca e dos grandes bailes. “Estou me sentindo uma cantora de rádio”, diz.
Na visão dela, o fato de a apresentação ser na Casa de Francisca, que foi sede da rádio Record, torna o projeto ainda mais simbólico. “O palco do primeiro andar era o palco da rádio. Ali cantaram Chico Alves, Aurora Miranda, Ciro Monteiro. Toda vez que eu subo naquele palco, fico emocionada porque tem uma parte da história da música brasileira neste espaço”, salienta.
Mônica conta que até mesmo o seu figurino vem sendo pensado para unir esses dois temas: Carnaval e e uma homenagem às cantoras de rádio. Ela adianta que vai usar um vestido longo preto de gala e um adereço na cabeça, que é desenvolvido em parceria com a designer e artesã Denize Barros, da La Reina Madre.
“Passei uma manhã muito feliz [no ateliê dela], experimentando, colocando coisas na cabeça, borboletas, flores. O princípio fundamental do Carnaval é brincar. E isso já começou dentro de mim, já estou brincando.”
Mônica comandará o “Grande Baile de Gala” na Casa de Francisca em duas sessões no sábado (1º) e outras duas no domingo (2). Já no dia 3, Maria Alcina apresenta o “Baile dos Fios”. No dia 4 será a vez de Fabiana Cozza subir ao palco do palacete no “Baile À Fantasia”.
com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário