terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional México recebeu 4 mil deportados na primeira semana de Trump
Internacional

México recebeu 4 mil deportados na primeira semana de Trump



A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse nesta segunda-feira (27) que o México recebeu 4.094 pessoas deportadas dos Estados Unidos na primeira semana de governo de Donald Trump, mas argumentou que não houve um “aumento substantivo” dos repatriados.

“De 20 a 26 de janeiro, 4.094 pessoas foram recebidas, a grande maioria delas mexicanas”, disse a mandatária.

A governante afirmou que na última semana foram recebidos quatro aviões com deportados, embora tenha dito que houve outras ocasiões em que o país recebeu o mesmo número de aeronaves com pessoas repatriadas a bordo.

“Até agora não houve um aumento substancial [nas deportações], [houve] alguns dias em que diminuiu com a chegada do presidente Trump, mas se considerarmos por semana é um número que nosso país teve em outras ocasiões”, afirmou.

Ela também lembrou que agora há um grupo bilateral trabalhando em questões de migração, após a ligação realizada na semana passada entre o ministro das Relações Exteriores do México, Juan Ramón de la Fuente, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

“Esperamos que este grupo se amplie para incluir outros temas que consideramos importantes para o governo dos Estados Unidos. Sobre o tema migração, já houve várias reuniões entre a organização dos Estados Unidos chamada CBP, que trata de migração e alfândega, e a migração mexicana”, disse.

A presidente afirmou que, embora as reuniões tenham sido realizadas remotamente, houve acordos ou “reconciliações”.

Ela destacou que a repatriação tem sido comum em todos os governos e, por isso, seu governo se preparou com centros de atendimento, principalmente na fronteira norte, para receber compatriotas deportados com o programa “O México te abraça”.

“Este é um projeto no qual estamos trabalhando em diálogo com o governo dos Estados Unidos e é algo que vem sendo feito no México há muitos anos. O que pedimos é respeito aos direitos humanos”, enfatizou.

Durante sua primeira semana no cargo, Trump mobilizou milhares de tropas após declarar emergência na fronteira comum, designou cartéis como terroristas e iniciou deportações para o México.

O país está preocupado com as deportações em massa prometidas por Trump porque os mexicanos são quase metade dos 11 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos e suas remessas representam quase 4% do produto interno bruto (PIB) do México, que em 2024 teria recebido uma estimativa recorde de US$ 65 bilhões.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...