Representantes do setor do audiovisual brasileiro têm a expectativa de que se chegue a um consenso ainda neste semestre em torno do Marco Legal do Streaming no Congresso Nacional.
“Nunca estivemos tão perto”, diz o presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), André Sturm, que diz ter visitado diversos gabinetes em Brasília nos últimos dias.
“Agora é preciso unir esforços pela aprovação e criação do Marco Legal, que vai gerar investimentos no setor, mais espaço para as produções brasileiras e melhores condições para a produção nacional ganhar espaço no mercado global”, acrescenta.
O motivo do otimismo é o fato de a relatora do projeto na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ter apresentado um projeto de substitutivo que foi bem recebida por diversos representantes do setor. A proposta original é do senador Eduardo Gomes (PL-TO).
O projeto estabelece em 6% a alíquota da Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional), cobrado sobre o faturamento bruto das plataformas, para financiar o Fundo Setorial do Audiovisual.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

Deixe um comentário