segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Lula fica de fora de Davos e manda Silveira apresentar plano de energia limpa
Economia

Lula fica de fora de Davos e manda Silveira apresentar plano de energia limpa



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficará de fora novamente do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que começou nesta segunda (20) e será realizado ao longo de toda esta semana. Segundo informou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) à Gazeta do Povo, não há previsão de participar nem mesmo por videoconferência, diferente do presidente norte-americano Donald Trump, que fará um discurso on-line na quinta (23).

“Silveira irá participar de painéis sobre a transição energética e as oportunidades geradas pela economia verde. O ministro ainda irá participar de reuniões bilaterais e encontros com investidores”, disse o MME em nota sobre a participação do ministro em Davos.

Segundo fontes, Silveira irá “vender” o Brasil como um destino seguro para investimentos em energias renováveis, principalmente após o anúncio do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de deixar novamente o Acordo Climático de Paris.

Em um dos artigos publicados pela equipe do Fórum sobre os temas que serão discutidos, o Brasil é citado com uma “vantagem significativa” em energia renovável para, junto a outros países da América Latina, “definir um padrão totalmente novo de como a IA [inteligência artificial] é alimentada e governada”.

“Isso é especialmente valioso, dado que as empresas globais de tecnologia estão buscando fontes de energia limpa para data centers perto de redes de energia estáveis ​​e de baixo carbono para reduzir sua pegada ambiental. O Google, por exemplo, enfrenta um aumento de 48% nas emissões de gases de efeito estufa em cinco anos, impulsionado pela expansão da infraestrutura de data center. O perfil de energia limpa da América Latina pode atrair esses investimentos”, completou.

A publicação destaca que o Brasil tem mais de 80% da matriz energética provenientes de fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica, solar e biomassa, além da previsão de se ampliar a geração.

Além de Silveira, também participam da comitiva brasileira no Fórum o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); o prefeito fluminense Eduardo Paes (PSD-RJ); o governador paraense Helder Barbalho (MDB-PA), que tem um papel de destaque por ser o anfitrião da COP 30 em Belém, no final do ano; entre outros da sociedade civil e do terceiro setor.

Apesar da comitiva menor neste ano, o Brasil está representado também por uma “casa” erguida por uma associação entre a Ambipar, BTG Pactual, Be8, Gerdau, JHSF, Randoncorp e Vale para apresentar vantagens competitivas do país, como finanças ambientais e conservação de florestas, transição energética, sustentabilidade, ciberfinanças e segurança jurídica.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Governo briga com Congresso por verbas eleitoreiras em 2026

O maior desafio da atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da...

Economia

Eletronuclear pede R$ 1,4 bi ao governo sob risco de colapso nas usinas de Angra

A Eletronuclear, estatal responsável pelas usinas de Angra 1 e 2, pediu...

Economia

Servidores da EPE ampliam paralisação que pode travar planos do governo

Os funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de...

Economia

Lula diz esperar acordo com os EUA “em poucos dias” após encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (27)...