segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Lula diz que Caixa ajudou a transformar crise de 2008 em “marolinha”
Economia

Lula diz que Caixa ajudou a transformar crise de 2008 em “marolinha”



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a afirmar nesta segunda (13) que a crise financeira de 2008, que levou à falência de grandes empresas e provocou a recessão em diversos países, foi uma “marolinha” no Brasil graças à ajuda dos bancos públicos do governo, entre eles a Caixa Econômica Federal.

A afirmação foi feita durante uma cerimônia de comemoração aos 164 anos do banco em que o presidente participou por videoconferência. Lula já voltou a despachar no Palácio do Planalto, mas segue se recuperando da cirurgia intracraniana a que foi submetido no final do ano passado.

“Lembro que sem a Caixa e os demais bancos públicos nós não teríamos transformado numa simples marolinha o tsunami da crise financeira que varreu o mundo em 2008”, disse no discurso lido.

Na época, a crise financeira também provocou estragos no Brasil, com o aumento da cotação do dólar (de R$ 1,60 para R$ 2,40 em seis meses) e a queda do valor das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – na época ainda chamada de Bovespa. Naquele ano, o principal índice despencou 4%, o maior desde a década de 1970.

Também houve redução de crédito no Brasil com a saída de investimentos estrangeiros para cobrir prejuízos com a crise e aumento da inadimplência, passando de 7% para 8,5% segundo a Serasa Experian. Para tentar contornar, o governo concedeu uma série de estímulos, como redução de impostos e redução dos juros reais.

No ano seguinte, a economia se recuperou e reverteu parte das perdas decorrentes da crise.

Ainda durante o discurso, Lula defendeu a atuação da Caixa – que já chegou a ser alvo de sugestões de privatização – como responsável pela bancarização principalmente da população de menor renda, e pela gerência de programas do governo, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, a operação do Novo PAC, loterias, entre outros.

Um pouco antes, o presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, afirmou que o banco é o único que não está fechando agências, ao contrário das instituições privadas, mas racionalizando a atuação daquelas com unidades próximas.

“Estamos transformando as agências aonde a gente tem aglomerado, cito simbolicamente a Avenida Paulista, estamos reduzindo lá, mas estamos levando para os extremos desse país onde não tem agência. Com isso, a gente mantém e aumenta”, afirmou sem dar mais detalhes.

Lula ainda fez uma saudação aos mais de 80 mil trabalhadores da Caixa que, diz, atendem 153 milhões de clientes, e que eles podem dormir com “consciência limpa” por terem ajudado o povo brasileiro.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Novo Código Civil pode transformar contratos em batalhas judiciais

O projeto do novo Código Civil (PL 4/2025), do senador Rodrigo Pacheco...

Economia

Tom cordial de Trump com Lula não significa fim das tarifas

Após cerca de 45 minutos de conversa entre os presidentes dos Estados...

Economia

CNI vê reunião entre Lula e Trump como “avanço concreto”

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliou como positivo o encontro realizado...

Economia

Presidente tenta impedir aposta esportiva

O cenário econômico é marcado por uma forte tensão entre o Palácio...