segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Lula convoca reunião para discutir preços dos alimentos após crise
Economia

Lula convoca reunião para discutir preços dos alimentos após crise



O encontro terá a participação de Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Sidônio Palmeira (Secom), Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão), além do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.

A reunião já havia sido adiantada por Teixeira na quinta (22) após se encontrar com Haddad e Fávaro para discutir algumas propostas. São, pelo menos, 10 medidas que devem ser apresentadas a Lula, entre elas mudanças nas taxas cobradas dos vales alimentação e refeição, portabilidade do benefício e a desoneração na folha de pagamentos dos trabalhadores dos supermercados.

Há, ainda, a possibilidade de se fazer mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e a diversificação do cultivo de alimentos no Plano Safra. Por outro lado, alterar as regras sobre a data de validade dos produtos, que chegou a ser ventilada por ministros, está descartado.

Haddad ainda chegou a falar com jornalistas que o governo vai fazer um “estudo com cautela” sobre as medidas apresentadas, já que algumas delas podem impactar nas contas públicas, e negou que possa haver algum tipo de subsídio ou se utilizar o espaço fiscal. Ainda não há prazo para o anúncio de alguma solução para os preços dos alimentos.

“Os alimentos estão caros na mesa do trabalhador. Todo ministro sabe que o alimento tá caro e uma tarefa nossa garantir que chegue na mesa do povo trabalhador, da dona de casa, na mesa do povo brasileiro, em condições compatíveis com o salário que ele ganha”, disparou.

As carnes subiram 20,84% no ano, enquanto que o café moído disparou 39,6%. No cálculo geral, o segmento de alimentos e bebidas foi o que mais pesou na inflação do ano, com um aumento de 7,69% — na visão do governo, causado pelos “eventos climáticos” do ano passado, como as enchentes no Rio Grande do Sul e a estiagem em grande parte do país.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Governo briga com Congresso por verbas eleitoreiras em 2026

O maior desafio da atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da...

Economia

Eletronuclear pede R$ 1,4 bi ao governo sob risco de colapso nas usinas de Angra

A Eletronuclear, estatal responsável pelas usinas de Angra 1 e 2, pediu...

Economia

Servidores da EPE ampliam paralisação que pode travar planos do governo

Os funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de...

Economia

Lula diz esperar acordo com os EUA “em poucos dias” após encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (27)...