sábado , 1 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Lindbergh aciona STF contra deputado bolsonarista que atacou petista, Gleisi e Lula – 17/03/2025 – Brasília Hoje
Política

Lindbergh aciona STF contra deputado bolsonarista que atacou petista, Gleisi e Lula – 17/03/2025 – Brasília Hoje

O deputado Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara, apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (17) uma queixa-crime contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por injúria e difamação depois de o bolsonarista fazer ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e a Lindbergh, marido dela, por meio das redes sociais.

“O querelado, em manifestações criminosas, utilizou-se de sua ampla plataforma digital para promover ataques gratuitos e infundados, desferindo expressões agressivas que extrapolam qualquer limite do discurso político aceitável”, diz Lindbergh, na ação.

O processo ainda aguarda definição de relatoria na corte.

No último dia 12, após Lula chamar a ministra de “mulher bonita” —o que gerou críticas pelo teor machista da declaração—, Gayer disse que o chefe do Executivo estava “oferecendo” Gleisi ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e também ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), “como um cafetão oferece uma GP [garota de programa]”.

O parlamentar também insinuou que a ministra e seu marido fariam um trisal com o presidente do Senado. No dia 13, Alcolumbre afirmou que entraria com uma representação no Conselho de Ética da Câmara e com uma ação judicial contra o bolsonarista.

Ao Supremo, Lindbergh afirma que as manifestações do deputado do PL não têm vínculo com o exercício regular do mandato. Assim, Gayer não teria a proteção da imunidade material parlamentar.

“O comportamento irresponsável e provocativo do querelado alimenta a rivalidade política já existente, prejudicando o ambiente democrático e desestabilizando o convívio social”, diz o líder do PT na Câmara.

O bolsonarista apagou as publicações. “Percebi que era um tweet mal elaborado, infeliz, e o deletei”, afirmou, por meio de um vídeo.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...