quinta-feira , 30 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Justiça manda gestão Nunes suspender lei que flexibiliza renovação da frota de ônibus – 10/02/2025 – Painel
Política

Justiça manda gestão Nunes suspender lei que flexibiliza renovação da frota de ônibus – 10/02/2025 – Painel

O Tribunal de Justiça mandou suspender os efeitos da lei que flexibiliza as regras para renovação da frota de ônibus por veículos elétricos na cidade de São Paulo.

A decisão tomada pelo desembargador Mário Devienne Ferraz, publicada nesta segunda-feira (10), pede a suspensão imediata até o julgamento da ação proposta pelo diretório estadual do PSOL a pedido do vereador Toninho Vespoli.

A lei, do ex-vereador Milton Leite (União Brasil), foi sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes em janeiro deste ano.

Nela, o sistema de transporte deve atingir 95% de redução nas emissões de material particulado (partículas produzidas geralmente pela queima de combustíveis fósseis) até 2038. A norma, de acordo com o PSOL, teria alterado legislação anterior suprimindo meta intermediária de atingir 50% de eletrificação da frota paulistana de ônibus até 2028.

“O prefeito quer que a população da cidade respire um ar mais poluído e não podemos permitir”, diz Vespoli.

“As empresas de ônibus contam, o tempo todo, com as benesses do Poder Público, todo ano é aumento e mais aumento de subsídio, enquanto isso prestam um péssimo serviço para a população”, prosseguiu o psolista.

O texto aprovado pela Câmara desobrigava as empresas a comprarem apenas ônibus elétricos para renovação da frota —medida que está em vigor desde outubro de 2022, quando a SPTrans (estatal que administra o transporte público municipal na cidade) determinou que não fossem mais adquiridos veículos movidos a combustão para renovação da frota— e permitia compra de metade dos coletivos a diesel. Este trecho, no entanto, foi vetado pelo prefeito.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...