sexta-feira , 31 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Justiça dos EUA rejeita liminar da Rumble contra Moraes
Internacional

Justiça dos EUA rejeita liminar da Rumble contra Moraes



Uma liminar solicitada pela plataforma de vídeos Rumble e pela Trump Media, empresa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi rejeitada por um tribunal federal americano. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (25) pela jornalista Daniela Lima, da GloboNews.

Segundo a reportagem, a Justiça dos EUA apontou falhas na documentação apresentada pela defesa da Rumble e Trump Media e destacou que há questões de jurisdição ainda a serem analisadas antes de qualquer deliberação sobre o mérito do caso. A juíza responsável pelo processo afirmou que “o Tribunal não tem conhecimento de nenhuma ação tomada pelo réu [Moraes] ou pelo governo brasileiro para domesticar as ‘ordens’ ou pronunciamentos conforme protocolos estabelecidos”, cita o texto.

A decisão, que tem três páginas, cobra o cumprimento de formalidades processuais e a apresentação de documentação adequada por parte dos representantes das empresas que acionaram Moraes na Justiça americana.

Neste final de semana, a defesa das empresas Rumble e Trump Media pediram à Justiça dos EUA uma liminar contra Moraes que suspendesse os efeitos das decisões do ministro enquanto o processo contra ele em solo americano ainda estivesse em andamento.

A ação, movida pelas empresas na semana passada, acusa Moraes de ter violado a soberania americana e de estar promovendo censura ao ordenar a remoção de contas de redes sociais e solicitar dados sigilosos do jornalista brasileiro Allan dos Santos, que reside nos Estados Unidos. A análise do caso ainda está em aberto.

Na última sexta-feira (21), Moraes determinou a suspensão da plataforma de vídeos Rumble no Brasil. Em sua decisão, o ministro alegou que a empresa descumpriu ordens do STF, como a obrigação de indicar um representante legal no país e o pagamento de multas impostas em decisões anteriores.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...