sábado , 20 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Justiça absolve 21 membros do MST após invasão em 2009 – 25/03/2025 – Painel
Política

Justiça absolve 21 membros do MST após invasão em 2009 – 25/03/2025 – Painel

A Justiça de Lençóis Paulista (SP) absolveu 21 trabalhadores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) das acusações de formação de quadrilha e crimes contra o patrimônio pela invasão de uma fazenda da empresa de sucos Cutrale em 2009.

Na época, os trabalhadores entraram na Fazenda Santo Henrique, no município de Borebi (SP), com o objetivo de denunciar grilagem na propriedade, parte de uma área de 40 mil hectares que pertenceria à União.

Os sem-terra foram acusados de roubar equipamentos e fertilizantes, além de terem destruído cerca de 15 mil pés de laranja com um trator, em ação que foi filmada por um helicóptero da PM e veiculada em diversos meios de comunicação.

Os sem-terra reivindicavam que a propriedade fosse destinada à reforma agrária. Alguns trabalhadores foram presos.

Na decisão, a juíza Natasha Gabriella Azevedo Motta disse que a denúncia não aponta conduta individualizada dos responsáveis pelo ato, o que não permitiu sua ampla defesa.

A magistrada ainda entendeu, em sua decisão datada de 21 de março, que as testemunhas arroladas pela acusação não ratificaram as versões apresentadas por policiais civis e militares que estiveram no local no dia da ação.

Além disso, afirmou que “não apontaram as lideranças do movimento invasor e seus demais membros, não sabendo apontar os responsáveis pelos danos e pelas subtrações, com mínimo relato da atuação de cada um dos seus agentes”.

Segundo Roberto Rainha, advogado do MST, a decisão é “um marco importante contra a criminalização dos movimentos e da luta social”.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...