domingo , 2 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Imposto mínimo do IR mais brando não garante aprovação – 19/03/2025 – Adriana Fernandes
Últimas

Imposto mínimo do IR mais brando não garante aprovação – 19/03/2025 – Adriana Fernandes


O governo Lula apresentou um modelo mais brando do imposto mínimo para os milionários na tentativa de aplacar as resistências que surgiram assim que a Folha revelou que a proposta estava no forno para compensar a isenção do Imposto de Renda até R$ 5.000.

Após o anúncio oficial da medida, no dia do pacote de corte de gastos, novo desgaste e mais oposição à proposta, apresentada no final de 2024.

O projeto enviado é resultado do que o governo acredita ser politicamente viável para aprovar até o fim do ano e garantir a promessa de isenção do IR em 2026.

Haddad retirou os pontos mais polêmicos, fez um modelo com exceções e que tributa a renda dos dividendos na pessoa física com um olhar no que foi pago pelas empresas. .

A Fazenda estrategicamente deixou de fora a renda isenta dos investimentos LCI e LCA, que financiam o agro e o setor imobiliário, e as verbas indenizatórias, como as que permitem pagamentos acima do teto do funcionalismo para membros do Judiciário e do Ministério Público.

Não deixa de ser uma contradição. Essas verbas, conhecidas como penduricalhos, são as que o governo quer conter com o projeto dos supersalários. Para que brigar com esses grupos com grande influência?

Nada disso, porém, garante um caminho fácil na tramitação. Os parlamentares querem dividir o protagonismo da parte que dá popularidade: a redução do IR para a classe média. E devem desidratar o alcance do imposto mínimo.

O ponto polêmico é a retenção de 10% na fonte dos dividendos, incluindo os estrangeiros. A medida garante um reforço de pelo menos R$ 9 bilhões no caixa de Lula no último ano do governo.

É difícil imaginar que a oposição e o centrão entreguem de bandeja esse dinheiro para ajudar as contas de Lula em ano eleitoral.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, disse que a isenção é justa e que o parlamentares vão mudar o projeto com cortes de incentivos tributários. O que ele não disse, mas está entendido: o imposto mínimo não sai como o governo enviou. Pode virar uma colcha de retalhos.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...