segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Ibama autoriza Petrobras a explorar foz do Amazonas
Economia

Ibama autoriza Petrobras a explorar foz do Amazonas



A Petrobras obteve nesta segunda-feira (20), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), licença para uma perfuração exploratória no Amapá. A região fica a 500 km da foz do rio Amazonas e a 175 km da costa, na margem equatorial brasileira.

“Esperamos obter excelentes resultados nessa pesquisa e comprovar a existência de petróleo na porção brasileira dessa nova fronteira energética mundial”, declarou Magda Chambriard, presidente da estatal.

O processo todo durou 12 anos, passando por leilão da foz até chegar, agora, à concessão. A Petrobras precisou desembolsar R$ 1,3 milhão em taxas. Os pagamentos ocorreram via Pix. A operação deve iniciar imediatamente, e deve durar cerca de cinco meses. O objetivo principal é verificar se há petróleo explorável na região.

Anteriormente, a Petrobras precisou comprovar que tem capacidade para responder a eventuais emergências que possam surgir durante a operação.

VEJA TAMBÉM:

Para além de Ibama e Petrobras, aprovação tem relação com possível indicação de Messias ao STF

Aliados avaliavam que Lula deveria vetar a licença. Ocorre, no entanto, que o responsável por pautar a indicação do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal é o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Ele é um dos principais interessados na exploração de petróleo na margem equatorial, localizada em seu estado de origem. Alcolumbre chegou a cobrar postos estratégicos em órgãos que lidam com o tema como, por exemplo, a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em agosto de 2025, o processo avançou. Logo depois, Davi celebrou o que para ele “é uma vitória do Amapá e do Brasil. Um marco, resultado do empenho e do trabalho conjunto de vários atores que defendem um futuro energético sustentável para o nosso país.”

Apesar de já estar precificada, a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias ainda não ocorreu. À Gazeta do Povo, Messias disse que não recebeu qualquer convite de Lula e que continua trabalhando normalmente.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Novo Código Civil pode transformar contratos em batalhas judiciais

O projeto do novo Código Civil (PL 4/2025), do senador Rodrigo Pacheco...

Economia

Tom cordial de Trump com Lula não significa fim das tarifas

Após cerca de 45 minutos de conversa entre os presidentes dos Estados...

Economia

CNI vê reunião entre Lula e Trump como “avanço concreto”

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliou como positivo o encontro realizado...

Economia

Presidente tenta impedir aposta esportiva

O cenário econômico é marcado por uma forte tensão entre o Palácio...