quarta-feira , 29 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Hugo promete previsibilidade de pauta em 1ª reunião – 03/02/2025 – Brasília Hoje
Política

Hugo promete previsibilidade de pauta em 1ª reunião – 03/02/2025 – Brasília Hoje

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou a líderes partidários nesta segunda-feira (3) que quer estabelecer uma série de procedimentos do dia a dia da Casa para garantir a previsibilidade da pauta de votações.

A falta de previsibilidade dos projetos que seriam levados à votação era um dos principais pontos criticados por deputados em relação à condução de Arthur Lira (PP-AL) na chefia da Câmara.

Em sua primeira reunião com os líderes da Casa, Hugo disse querer colocar em prática o que prometeu aos parlamentares durante a sua campanha. “A previsibilidade, o planejamento das sessões, daquilo que será pautado. É o que a Casa, no seu sentimento majoritário, expressou em todas as reuniões e conversas que eu tive”, disse o deputado.

De acordo com relatos dos participantes, foram sugeridas ideias como a realização de reuniões semanais às quintas para definir a pauta de votações da semana seguinte; fixar um horário em que seria obrigatória a votação dos deputados de forma física no plenário, para evitar debates esvaziados; e a determinação de que só serão votados projetos que tiverem seus respectivos relatórios protocolados no sistema da Câmara com antecedência.

Agora, os líderes vão consultar suas bancadas para ver qual a aceitação dessas propostas. Uma nova reunião está prevista nesta quarta (5) para o estabelecimento desse novo procedimento.

O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), descreveu a reunião como tranquila e elogiou a sugestão dessas propostas. “Tenho visto um presidente que assume com muita responsabilidade e com interesse de melhorar a dinâmica interna. São medidas simples, mas que vão melhorar muito a atividade parlamentar”, disse.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...