terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Haddad diz ter explicado a Alcolumbre e Motta risco de revogação do IOF
Economia

Haddad diz ter explicado a Alcolumbre e Motta risco de revogação do IOF



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ter explicado na noite desta quarta-feira (28) à cúpula do Legislativo os motivos que levaram ao aumento do Imposto sobre Operações Financeira (IOF) e os impactos de uma eventual derrubada do decreto para o funcionamento da máquina pública. Haddad se reuniu com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em meio à crise causada pela medida.

“Expliquei as consequências disso em caso de não aceitação da medida, o que acarretaria em termos de contingenciamento adicional. Nós ficaríamos em um patamar bastante delicado do ponto de vista do funcionamento da máquina pública e do Estado brasileiro”, disse o ministro após o encontro.

Na última quinta-feira (22), o governo anunciou a contenção de R$ 31,3 bilhões do Orçamento e elevou o IOF para cumprir a meta fiscal. O aumento do tributo tinha o objetivo de arrecadar R$ 61 bilhões em 2025 e 2026, mas o decreto foi revogado parcialmente no mesmo dia, após a repercussão negativa do mercado. A medida também enfrenta forte resistência no Congresso, com pelo menos 20 propostas protocoladas para suspender o projeto de decreto legislativo (PDL).

VEJA TAMBÉM:

Antes de se reunir com Haddad, Alcolumbre alertou que aumento do IOF deve ser a última tentativa do Executivo de “usurpar” a prerrogativa do Legislativo. O senador apontou que integrantes do governo “poderiam ter buscado o diálogo”, mas preferiram tomar uma “decisão unilateral, que dá o direito do parlamento tomar a decisão unilateral de colocar em votação o PDL”.

Já Motta destacou que há um “esgotamento com medidas de aumento de impostos”. O chefe da equipe econômica afirmou que, no momento, não há alternativa ao aumento do IOF. Segundo ele, os presidentes do Senado e da Câmara pediram a elaboração de medidas “mais estruturantes”, de médio e longo prazo, sem a necessidade do aumento do imposto.

“Expliquei o problema de curto prazo que temos, mas falei que é absolutamente possível nós pensarmos em uma agenda estruturante”, disse Haddad, acrescentando que uma nova reunião foi marcada para depois da semana que vem. O ministro reiterou que a Fazenda está avaliando propostas apresentadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre o tema.

Questionado sobre a possível revogação do decreto pelo próprio governo, Haddad negou. “Eu não vim discutir a revogação. O que está sendo discutido é a revogação pelo Congresso”, disse.

Líder fala em shutdown caso decreto do IOF seja revogado

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que a revogação do decreto que aumenta o IOF pode causar um shutdown, termo usado quando há a paralisação do governo.

“Foi externado pelos presidentes das Casas que há um ambiente no Congresso para revogação do decreto. O governo mantém a posição. Diante disso, o governo externou que a revogação do decreto tem uma consequência concreta: o shutdown”, disse o senador.

“É o colapso, a paralisação da máquina pública. Não tem outra alternativa. É o decreto ou isso […] O governo não debate o não cumprimento da meta. A revogação do decreto significa um contingenciamento maior e um bloqueio maior [no Orçamento]”, emendou.

Segundo Randolfe, a Fazenda deve apresentar uma posição definitiva dentro de 10 dias, após avaliar um conjunto de propostas alternativas apresentadas pela Febraban e pelo Congresso. “Por enquanto, o decreto está mantido”, afirmou. assim como Haddad, o senador evitou comentar sobre o ultimato de Alcolumbre ao governo e sobre as propostas discutidas na reunião.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Câmara aprova urgência para votar aumento do judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o Projeto de Lei...

Economia

Governo desiste de “jabuti” para apresentar medidas contra rombo

Uma semana após o anúncio de que iria reenviar ao Congresso algumas...

Economia

Haddad quer acabar com incentivos para painéis solares

Quem apostou na compra de painéis solares para gerar sua própria energia...

Economia

Gmail tem 183 milhões de senhas expostas; saiba se a sua foi afetada

Um novo megavazamento de dados expôs cerca de 183 milhões de endereços...