quarta-feira , 4 fevereiro 2026
| Cidade Manchete
Lar Economia Haddad confirma indicações a Lula e nega escolha de diretor do BC
Economia

Haddad confirma indicações a Lula e nega escolha de diretor do BC



Este conteúdo foi corrigido

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou que o presidente Lula (PT) já tenha escolhido suas indicações para as duas diretorias do Banco Central do Brasil com vagas abertas, mas revelou os nomes sugeridos por ele. As informações foram concedidas em entrevista à BandNews nesta terça-feira (3).

Um dos nomes já havia vazado para a imprensa: o do secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, que já está há três anos no cargo e, de acordo com Haddad, “está fazendo um excelente trabalho.” O outro indicado é de fora da Esplanada: o economista Tiago Cavalcanti, professor de Economia da Universidade de Cambridge e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

“É muito ruim quando uma pessoa vaza uma informação sensível como essa. Em geral, Fazenda e Banco Central se mantêm muito recolhidos em relação a esses temas e só divulgam os nomes escolhidos pelo presidente que, como eu já adiantei nas últimas semanas, está colhendo sugestões”, criticou o ministro, negando que já haja uma decisão tomada por parte de Lula.

VEJA TAMBÉM:

Guilherme Mello é alvo de críticas por seu perfil ideológico. Questionado sobre o “passado petista” do indicado, o ministro retrucou: “o passado fascista de outras pessoas eu não critico, cada um tem a sua opinião sobre as coisas.” Sobre Cavalcanti, Haddad destacou a cadeira do economista em Cambridge.

Ainda sobre o vazamento do nome de Mello, o ministro usou o episódio para atacar a imprensa: “Nós estamos fazendo um noticiário baixo, de baixo nível, elocubrando teses”, embora tenha confirmado que a sugestão ocorreu. Uma reunião entre Lula e Haddad está prevista para anunciar a decisão, mas ainda não aconteceu.

Ex-prefeito de São Paulo, o atual ministro da Fazenda deve deixar o cargo para trabalhar na campanha de Lula à reeleição. O PT, porém, tenta convencer Haddad a disputar o governo do estado de São Paulo, cargo para o qual o atual ocupante, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com larga vantagem nas pesquisas eleitorais.

Correção

Diferentemente do que foi apontado na versão anterior, os nomes sugeridos por Haddad são para as diretorias do Banco Central do Brasil, e não para o cargo de ministro da Fazenda. Pedimos desculpas pelo erro.

Corrigido em 03/02/2026 às 10:52



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Congresso aprova gratificação de até 100% a servidores do Legislativo

A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram nesta terça-feira (3) dois...

Economia

CPMI do INSS adia depoimento de Vorcaro

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta...

Economia

Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo

O Senado aprovou nesta terça-feira (3) a Medida Provisória que cria o...

Economia

Gastos administrativos de 2025 do governo Lula atingem maior valor em 9 anos

Os gastos administrativos do governo federal chegaram a R$ 72,7 bilhões em...