
A chegada do ano novo traz contas como IPVA e IPTU que, sem planejamento, levam ao endividamento. Especialistas financeiros recomendam criar uma reserva específica para essas despesas, aproveitando o 13º salário. A organização evita a busca por empréstimos e o uso do cheque especial.
Por que as contas de início de ano são um risco para o bolso?
As despesas sazonais, como o imposto do carro (IPVA) e da casa (IPTU), seguros e material escolar, chegam todas de uma vez. Uma pesquisa do SPC mostrou que apenas 9% dos brasileiros conseguem quitar tudo com o salário do mês. Sem um planejamento prévio, muitos acabam acumulando contas e iniciando o ano com dívidas que se arrastam pelos meses seguintes.
Qual o perigo de não se planejar para esses gastos?
A falta de organização cria uma “bola de neve”. Para quitar os boletos, muitos recorrem a empréstimos com juros altos, estouram o limite do cartão de crédito ou entram no cheque especial. Isso acontece principalmente com quem não possui uma reserva de emergência, que é um valor guardado para imprevistos e idealmente deve cobrir seis meses do seu costumo de vida.
Como se organizar para pagar essas contas sem sufoco?
O ideal é criar uma segunda reserva financeira, exclusiva para as contas previsíveis de início de ano. Diferente da reserva de emergência, destinada a imprevistos, este fundo é planejado para gastos que sabemos que virão, como os impostos. Dessa forma, você não precisa mexer no seu dinheiro de segurança e ainda pode aproveitar vantagens no pagamento.
De onde tirar o dinheiro para essa reserva e como aproveitar descontos?
O 13º salário é um grande aliado. Em vez de gastá-lo todo, separe uma parte para essa reserva. Com o dinheiro em mãos, é possível quitar os impostos à vista, o que geralmente garante bons descontos. Em São Paulo, por exemplo, o desconto do IPVA foi de 3%, e em Curitiba, o do IPTU chegou a 10%. Isso significa que, além de não se endividar, você economiza.
Existe um momento ideal para começar esse planejamento financeiro?
Sim, o planejamento para o ano seguinte deve começar já em novembro. Gastos com Black Friday e presentes de Natal, quando parcelados, podem comprometer o orçamento dos primeiros meses do ano. Organizar as finanças com antecedência é o segredo para ter um início de ano mais tranquilo e estabelecer prioridades, como quitar dívidas antigas ou investir em um objetivo maior.
Este conteúdo foi gerado com inteligência artificial. Para acessar a informação na íntegra e se aprofundar sobre o tema consulte a reportagem a seguir.

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