segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Governo descarta volta do horário de verão neste ano, anuncia ministro
Economia

Governo descarta volta do horário de verão neste ano, anuncia ministro


O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, descartou a possibilidade do horário de verão ser retomado no Brasil neste ano. A possibilidade foi aventada em meados de julho quando a bandeira tarifária das contas de luz estava vermelha no patamar 1 por causa do acionamento de usinas termelétricas para a geração de energia.

Naquela ocasião, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que as chuvas para recarregar os reservatórios estavam abaixo da média. No entanto, segundo o ministro, a situação agora é diferente.

“O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para discutir a segurança energética nacional e a modicidade tarifária. Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano. […] Estamos completamente seguros de que não precisamos do horário de verão neste ano”, disse Silveira em entrevista à EBC nesta terça (14).

VEJA TAMBÉM:

O horário de verão foi suspenso no Brasil em 2019, durante o primeiro ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A explicação dada na época foi de que os hábitos de consumo de energia elétrica pelos brasileiros mudaram com o passar dos anos, o que reduziu os resultados práticos do adiantamento dos relógios.

Ainda de acordo com o ministro, o país depende naturalmente das hidrelétricas, mas também das térmicas – mais caras – e que passarão por um leilão na próxima semana. Também se espera, ainda neste ano, um certame para o armazenamento de energia renovável em baterias.

“O Brasil produz muita energia, em especial, com o advento das energias renováveis. São energias ainda intermitentes. Por isso, também estamos com uma expectativa muito grande de lançar, ainda este ano, nosso leilão de bateria. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias”, pontuou.

Silveira explicou que o novo sistema de armazenamento permitirá uma maior estabilidade do fornecimento elétrico. Ele, no entanto, reconheceu que o desafio da intermitência das fontes alternativas não é exclusivo do Brasil.

“É um grande problema, e não é um problema nacional, é um problema no mundo inteiro. Portugal e Espanha sofreram agora recentes apagões de longo prazo por causa dessas intermitências”, lembrou. Apesar disso, Silveira assegurou que o sistema brasileiro é sólido e bem planejado.

Apesar de relatar a segurança do sistema elétrico brasileiro, Silveira disse que o governo não descarta adotar o horário de verão futuramente, caso o cenário energético mude. “O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Por isso, teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, independentemente das opiniões e das controvérsias sobre o horário de verão, de implementá-lo”, completou.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Novo Código Civil pode transformar contratos em batalhas judiciais

O projeto do novo Código Civil (PL 4/2025), do senador Rodrigo Pacheco...

Economia

Tom cordial de Trump com Lula não significa fim das tarifas

Após cerca de 45 minutos de conversa entre os presidentes dos Estados...

Economia

CNI vê reunião entre Lula e Trump como “avanço concreto”

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliou como positivo o encontro realizado...

Economia

Presidente tenta impedir aposta esportiva

O cenário econômico é marcado por uma forte tensão entre o Palácio...