quarta-feira , 29 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia governo aguardará medidas concretas de Trump sobre exportações
Economia

governo aguardará medidas concretas de Trump sobre exportações



O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, afirmou nesta segunda (10) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai aguardar as medidas que efetivamente entrarem em vigor pelo presidente Donald Trump, dos Estanos Unidos, antes de anunciar algum tipo de retaliação ou reciprocidade.

“O governo tomou uma decisão de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas, não em anúncios que podem ser mal interpretados ou revistos. Então, nós vamos aguardar decisão oficialmente antes de qualquer manifestação”, disse Haddad a jornalistas mais cedo.

O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os Estados Unidos e as vendas para o país representam um terço das exportações brasileiras do produto. Atualmente, 48% das exportações de aço brasileiras e 16% das de alumínio vão para a nação norte-americana.

“É muito simples, se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são importados dos Estados Unidos. Simples, não tem nenhuma dificuldade”, disse em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

Informações de bastidores apontam que Lula já deixou de sobreaviso os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), que também é vice-presidente, para debaterem como será a resposta brasileira a uma eventual taxação por parte de Trump.

“Os Estados Unidos precisa conviver harmonicamente com o Brasil, o México, com a China. Ninguém pode viver de bravatas a vida inteira, ameaçando todo mundo”, completou.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Câmara aprova projeto de lei para gratuidade de bagagem em voo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) um projeto de lei...

Economia

Câmara aprova urgência para votar aumento do judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o Projeto de Lei...

Economia

Governo desiste de “jabuti” para apresentar medidas contra rombo

Uma semana após o anúncio de que iria reenviar ao Congresso algumas...

Economia

Haddad quer acabar com incentivos para painéis solares

Quem apostou na compra de painéis solares para gerar sua própria energia...