sábado , 20 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Tecnologia Google vai construir usina nuclear nos EUA para abastecer centros de dados de IA
Tecnologia

Google vai construir usina nuclear nos EUA para abastecer centros de dados de IA




Logotipo do Google é visto em escritório da empresa em Mountain View, na Califórnia
Paresh Dave/Reuters
O Google, com a Kairos Power, escolheu o Estado norte-americano do Tennessee como local para uma usina nuclear avançada que deverá fornecer eletricidade aos centros de processamento de dados da empresa a partir de 2030, anunciaram as companhias nesta segunda-feira.
As grandes empresas de tecnologia estão exigindo enormes quantidades de eletricidade para ampliarem suas capacidades de processamento de dados de inteligência artificial generativa.
Essas necessidades recordes de energia estão levando o consumo de eletricidade dos EUA a novos patamares e impulsionando o desenvolvimento de novas fontes de energia, como a energia nuclear de próxima geração.
O reator do Tennessee é o primeiro a ser implantado como parte de estratégia do Google, anunciada no ano passado, para comprar energia nuclear de vários reatores modulares pequenos.
O plano dará suporte a 500 megawatts de capacidade nuclear avançada, o que é suficiente para abastecer cerca de 350 mil residências, a ser desenvolvida pela empresa nuclear Kairos, sediada na Califórnia.
A usina nuclear modular de pequeno porte de 50 gigawatts será construída em Oak Ridge, Tennessee, sob um contrato de compra de energia de longo prazo com a empresa de serviços públicos Tennessee Valley Authority, para fornecer eletricidade aos centros de dados do Google localmente e no estado do Alabama.
O projeto marca a primeira vez que uma empresa de serviços públicos dos EUA assina um contrato de compra de energia para a chamada geração IV de energia nuclear, que é geralmente vista como a forma mais sustentável e segura de tecnologias de energia nuclear em desenvolvimento, disseram as empresas.
“A implantação de reatores nucleares avançados é essencial para o domínio da IA e a liderança energética dos EUA”, disse o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, em comunicado 
Atualmente, não há usinas nucleares avançadas disponíveis comercialmente nos EUA.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tecnologia

ByteDance assina acordo para transferir controle do TikTok nos EUA a nova empresa

Pelos termos do acordo, investidores americanos e internacionais ficarão com 80,1% da...

Tecnologia

Escavador diz ter removido dados sigilosos de crianças e reforçado sistemas de proteção após reportagens do g1

“O TJSP informou que, após auditoria interna, não foram encontradas falhas, erros...

Tecnologia

Japonesa se casa com personagem do ChatGPT; VÍDEO

Meses depois, por impulso, perguntou ao ChatGPT se ele conhecia Klaus, um...