terça-feira , 4 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Gestão Nunes turbina publicidade com a Polícia Municipal – 16/03/2025 – Painel
Últimas

Gestão Nunes turbina publicidade com a Polícia Municipal – 16/03/2025 – Painel


As redes sociais da Prefeitura de São Paulo têm compartilhado uma série de postagens para explicar à população a mudança de nome da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para Polícia Municipal.

Os anúncios começaram a ser veiculados no sábado (15), dois dias depois de a Câmara Municipal de Vereadores ter aprovado um projeto de emenda à lei orgânica, atendendo ao pedido do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

“A segurança pública é hoje uma das maiores preocupações da população, e uma Polícia Municipal bem treinada, preparada e tecnológica vai garantir ainda mais segurança em São Paulo”, diz a prefeitura, em nota.

Nas postagens, a prefeitura traz vídeos com viaturas já adesivadas com o nome Polícia Municipal e oficiais fardados dizendo que, a partir de agora, poderão fazer prisão em flagrante, policiamento ostensivo, blitze e patrulhamento.

A campanha também faz referências ao Smart Sampa, programa de monitoramento por câmera. Segundo a gestão, com o auxílio das câmeras, mais de 2 mil criminosos foram presos em flagrante.

“São 7.500 homens e mulheres atuando para sua segurança, além de contar com 25 mil câmeras do programa Smart Sampa. Uma nova era da segurança pública começa hoje”, diz a policial Raphaella Silva, no vídeo.

Apesar de toda esta repaginação, a prefeitura diz que não terá gastos extras. “Uma vez que as viaturas, por exemplo, operam sob contrato de locação, e ajustes no layout não acarretarão custos adicionais ao município”, diz a gestão.

A corporação da GCM reúne um efetivo de 7.039 agentes, sendo 5.318 homens e 1.721 mulheres. E também possui 610 viaturas e 225 motos.

Na sexta, o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, ingressou com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) pedindo que o Tribunal de Justiça de São Paulo suspenda a mudança de nome.

Na avaliação do procurador-geral, a criação de polícias municipais afronta as Constituições federal e estadual.

O Ministério Público já conseguiu uma liminar que suspendeu a mudança de nome em Itaquaquecetuba, que transformou no mês passado a Guarda Civil Metropolitana local em Polícia Municipal. O caso poderá servir de precedente para a capital.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...