Os novos desafios geopolíticos e da segurança internacional serão debatidos na 22ª Conferência de Segurança Internacional do Forte, maior fórum sobre o tema na América Latina, que ocorrerá em 10 de junho no Rio de Janeiro.
O evento terá como tema “Beyond the Tipping Point” (Além do Ponto de Inflexão) e reunirá autoridades e especialistas. Entre os palestrantes está o ex-ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, atual embaixador do Brasil no Reino Unido.
Ele vai ministrar uma palestra sobre as novas dinâmicas da segurança internacional: “Há dez anos, Henry Kissinger, em ‘Ordem Mundial’, alertou contra um futuro ditado por forças além do controle de qualquer ordem. Embora instrumentos legais que rejeitam a conquista territorial e respeitam a soberania nacional continuem a formar a base do atual sistema internacional, impulsos unilaterais indomáveis desafiam as premissas quanto à sustentabilidade de tal ordem”, diz Patriota.
Entre os pontos que devem ser abordados na conferência estão a COP30 e a relação entre ação climática, cooperação multilateral e segurança internacional. O governo Donald Trump, embora não seja o centro do debate, deve aparecer nas falas e discussões.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário