Militantes do PSDB iniciaram uma campanha interna para evitar que o partido se funda ou seja incorporado a outra legenda, perdendo assim sua identidade. O movimento começou com filiados na cidade de São Paulo, mas começou a ser replicado em outros locais do país.
Na segunda-feira (27), o grupo redigiu um manifesto pedindo que a legenda seja reconstruída, em vez de extinta.
“Fusão ou incorporação é o suicídio de nossos ideais e propósitos perante a nação. Não é para tanto que o PSDB existe, após tantas lutas sustentadas por seus fundadores”, diz o documento, que cita ícones tucanos como os ex-governadores paulistas Franco Montoro e Mário Covas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador cearense Tasso Jereissati e os ex-ministros José Serra e Sergio Motta.
O PSDB debate seu futuro em várias frentes e promete tomar uma decisão até abril no máximo. Entre as hipóteses cogitadas estão fundir-se com PSD ou MDB ou ser incorporado por uma delas, o que na prática significaria o fim da legenda, criada em 1988. Outra possibilidade é uma federação com o Podemos.
O partido teve sucessivas derrotas eleitorais nos últimos anos e encolheu em número de prefeitos, deputados e senadores.
O manifesto diz que, para reerguer a legenda, é preciso ter bons candidatos nas eleições de 2026 e um bom discurso sobre o desenvolvimento do país.
Um dos responsáveis pela campanha é o ex-vereador paulistano Mário Covas Neto, filho de Covas.
“O que a gente quer é ter voz. Se para decidir candidatos existem prévias com os filiados, para uma discussão como essa também precisa haver consulta ampla ao partido”, diz Covas Neto.
Segundo ele, “seria muito ruim ouvir que um partido que deixou um legado tão bom, a começar pelo Plano Real, vai se perder”.
“A história do PSDB tem de ser mantida. A extinção é o que nos preocupa”, acrescenta o ex-vereador, que retornou à legenda no ano passado após um tempo desfiliado. “Voltei com a ideia de reconstruir o partido”, diz.
*
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário