quinta-feira , 30 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Ex-ministro de Temer é escolhido relator da PEC da Segurança – 28/04/2025 – Brasília Hoje
Política

Ex-ministro de Temer é escolhido relator da PEC da Segurança – 28/04/2025 – Brasília Hoje

O deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), ex-ministro da Educação no governo Michel Temer, foi designado relator da PEC da Segurança na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.

A proposta foi entregue simbolicamente na quarta-feira (23) ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), durante cerimônia no Palácio do Planalto, pelo presidente Lula (PT).

O evento também contou com a presença do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, autor da proposta, e da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Na ocasião, o presidente Lula (PT) defendeu a autonomia dos estados, ponto que tem sido criticado por alguns governadores da oposição.

Em sua fala, Hugo Motta reforçou que o tema será prioridade da Câmara e que discutiu, inclusive, a atenção que a proposta deve ter com o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da casa, o deputado Paulo Azi (União Brasil-BA).

Também já havia sido definido, em conjunto com os líderes e com o ministro Lewandowski, a criação de um grupo de trabalho permanente para discutir as questões relacionadas à segurança pública. A proposta é que, além da PEC, outras iniciativas possam ser analisadas, com o objetivo de construir soluções mais amplas e eficazes para o enfrentamento do problema.

O nome foi bem recebido por integrantes do Ministério da Justiça, que consideram Mendonça Filho um parlamentar com quem o governo pode dialogar. Ele mantém boa relação com o ministro Lewandowski e é visto como sério e responsável, ainda que tenha divergências com o governo nesse tema da segurança pública.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...