quinta-feira , 18 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Tecnologia EUA querem que Google venda plataformas de anúncio para encerrar monopólio; empresa contesta
Tecnologia

EUA querem que Google venda plataformas de anúncio para encerrar monopólio; empresa contesta




Logotipo do Google na CES 2024, em Las Vegas
Steve Marcus/Reuters
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) propôs que o Google venda suas plataformas de publicidade AdX e DFP, depois que um juiz federal concluiu que a empresa domina ilegalmente dois mercados de anúncios online.
As soluções propostas, incluindo as vendas, são necessárias para acabar com os monopólios da gigante de tecnologia Alphabet, dona do Google, e restaurar a concorrência nos mercados de bolsa e de servidores de anúncios, disse o DOJ em um processo judicial na segunda-feira (5).
No mês passado, a juíza distrital Leonie Brinkema, de Alexandria (Virgínia), declarou o Google responsável por “adquirir e manter intencionalmente o poder de monopólio” nesses dois segmentos.
A decisão foi mais um golpe para a empresa, já que um outro juiz considerou, em 2024, que o Google detinha também um monopólio ilegal na pesquisa online.
Brinkema marcou a data do julgamento para setembro, depois que o Google e o DOJ apresentaram possíveis soluções para o domínio da empresa em plataformas de publicidade.
O Google afirmou que apoia soluções comportamentais, como disponibilizar lances em tempo real para concorrentes, mas argumenta que os promotores não têm base legal para forçá-lo a vender partes de seu negócio.
“As propostas adicionais do DOJ para forçar a alienação de nossas ferramentas de anúncios vão muito além das conclusões da Corte, não têm respaldo legal e prejudicariam editores e anunciantes”, disse Lee-Anne Mulholland, vice-presidente de Assuntos Regulatórios do Google, em um comunicado à Reuters.
Google é derrotado em acusação de monopólio; decisão pode reforçar argumentos pelo desmembramento
As ações da Alphabet caíram quase 1,1% nas negociações pré-mercado nesta terça-feira.
O AdX, ou Ad Exchange, é uma plataforma em que editores podem disponibilizar espaços de anúncios para compra em tempo real pelos anunciantes. Os servidores de anúncios dos editores são plataformas usadas por sites para armazenar e gerenciar o inventário de publicidade digital.
No ano passado, o Google deu um passo importante para encerrar uma investigação antitruste da União Europeia ao oferecer a venda do AdX, mas os editores europeus rejeitaram a proposta por considerá-la insuficiente.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tecnologia

Celulares com câmera 'profissional': como são as fotos feitas com esses aparelhos

Celulares com câmera ‘profissional’: como são as fotos feitas com esses aparelhos...

Tecnologia

Ataque hacker expõe operação de perfis falsos para divulgar produtos no TikTok, diz site

Cerca de 200 perfis gerados com IA promoviam produtos no TikTok, apontou...

Tecnologia

Blue Origin levará 1ª passageira cadeirante ao espaço nesta quinta; veja como será a missão

Como será voo que levará 1ª cadeirante ao espaço A Blue Origin,...

Tecnologia

A dominatrix que criou empresa para combater pornô de vingança após ter imagens vazadas por clientes

Madelaine Thomas conta que sua experiência pessoal de ter suas imagens íntimas...