sábado , 20 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia entenda o impacto na conta de luz
Economia

entenda o impacto na conta de luz



A conta de luz dos brasileiros permanecerá mais cara em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira vermelha em seu primeiro patamar, o que representa um custo adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A manutenção da bandeira tarifária mais cara é uma resposta direta aos volumes de água nos reservatórios das hidrelétricas, que se encontram abaixo da média histórica para esta época do ano.Quando a geração de energia por fontes hídricas – a mais barata disponível no país – diminui, é preciso acionar usinas termelétricas para garantir o fornecimento em todo o país.

O custo mais elevado dessa geração é repassado diretamente ao consumidor final por meio do sistema de bandeiras tarifárias, um mecanismo criado para sinalizar o custo real da energia gerada a cada mês.

Apesar do acionamento da bandeira, dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam uma posição relativamente confortável para o segundo semestre. Os níveis de Energia Armazenada (EAR) mostram um cenário heterogêneo pelo país:

  • Norte: 99,5% da capacidade5.
  • Nordeste: 69,2%6.
  • Sudeste/Centro-Oeste: 67,1%7.
  • Sul: 64%, um aumento expressivo de 28,4 pontos percentuais em relação ao início do mês8.

Marcio Rea, diretor-geral do ONS, pondera o cenário exige adaptação constante. “Estamos sempre tendo que adaptar as nossas políticas operativas para manter o atendimento”, explica.

O custo da energia elétrica já pesa na inflação. Segundo o IPCA-15, a prévia da inflação de junho, a alta de 3,29% no item foi o principal motivo de pressão sobre o índice. Sem esse aumento, o resultado da inflação seria menor.

A preocupação entre economistas agora se volta para os próximos meses. Uma eventual piora nos níveis dos reservatórios pode levar o sistema a acionar a bandeira “vermelha patamar 2”, ainda mais cara, o que pressionaria adicionalmente a inflação.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Agro vai depender do STF para lei de licenciamento ambiental

Depois de uma batalha de 21 anos no Congresso, o agronegócio vai...

Economia

Fux libera contas de beneficiários de programas sociais em bets

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu nesta sexta-feira...

Economia

Versão final do orçamento é aprovada com R$ 50 bi para emendas

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira...

Economia

Véspera de Natal é feriado ou ponto facultativo? E de Ano-Novo?

A aproximação das festas de fim de ano costuma gerar dúvidas entre...